Copa 1994: Faustão foi convidado para assumir telejornal durante torneio

Faustão
Faustão à frente do ‘Domingão’; campanha do Tetra rendeu convite para apresentador assumir telejornal (Imagem: Divulgação / Globo)

Nos últimos anos, o esporte da Globo reforçou o tom “engraçadinho”. Apresentadores como Felipe Andreoli e Lucas Gutierrez apostam na linha que fez a fama de Fernanda Gentil e Tiago Leifert. Mas, lá em 1994, quando o Brasil conquistou o Tetra na Copa do Mundo dos Estados Unidos, a graça das transmissões esportivas cabia a comediantes de fato. A investida, naquele tempo, chegou a incluir um convite para Faustão “assumir” a bancada do Jornal da Globo.

O apresentador do ‘Domingão’ foi repórter esportivo da Rádio Excelsior. Após um período a serviço da Rádio e TV Record – participando de coberturas como o incêndio do edifício Joelma, em 1974 –, voltou aos gramados pela Jovem Pan. A primeira passagem pela Globo se deu, justamente, como comentarista esportivo do Bom Dia São Paulo, em 1982.

Por conta destas experiências, Fausto Silva foi convidado por Alberico de Sousa Cruz, então diretor-geral da Central Globo de Jornalismo, para dividir o Jornal da Globo com Lilian Witte Fibe durante o torneio de 1994. Um check-up, porém, acabou atrapalhando os planos da emissora.

Segundo matéria do jornal O Globo, de 8 de junho de 1994, Faustão declinou da proposta em razão do cansaço e de problemas na garganta. Preferiu manter-se à frente de seu dominical e do Bolão do Faustão, campanha lançada pela casa para premiar telespectadores – com carros, televisores e planos de previdência.

Para participar, o interessado precisava adquirir nos Correios a Revista do Faustão por 1 URV – a moeda de transição, do cruzeiro real para o real. E preencher o cupom respondendo à pergunta “quantas vezes o Brasil foi campeão mundial de futebol?”. A promoção foi propagandeada na novela A Viagem, através das amigas Cininha (Nair Bello) e Fátima (Lolita Rodrigues).

O humor na Copa do Tetra ficou por conta da turma do Casseta & Planeta, Urgente!. Bussunda, Cláudio Manoel, Marcelo Madureira e Reinaldo viajaram para os Estados Unidos, encarregados de produzir material tanto para a atração mensal da Terça Nobre, quanto para flashs de programação e telejornais – especialmente em dias de jogos do Brasil. Por aqui, ficaram Beto Silva, Hélio de La Peña e Hubert.

Confira:

Duh Secco é “telemaníaco” desde criancinha. Em 2014, criou o blog “Vivo no Viva”, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.

WordPress Lightbox