A segunda-feira (24) foi um divisor de águas para a história recente da Copa América na TV aberta. Na Globo, a estreia do Brasil na competição internacional rendeu mais público do que em 2021, quando foi ao ar no SBT.
O jogo de ontem foi ao ar entre 22h00 à 0h00 e rendeu 25 pontos para a Globo em São Paulo. Há 3 anos, o torneio foi exibido pelo SBT e, mesmo durante a segunda onda da pandemia, a audiência foi de 14 pontos.
Naquele ano, a partida foi transmitida às 18h de um domingo. A diferença foi 79% favorável ao canal da família Marinho, o que deixou evidente a força da Globo no mundo da bola.
No Rio de Janeiro, a Globo obteve índice de novela das 21h, com 29 pontos de audiência com o jogo no ar. O jogo marcou 7 pontos a mais na comparação com as últimas quatro segundas anteriores.
Globo volta a ter relação amigável com a Conmebol
Em 2020, em razão da pandemia, a Globo encerrou de forma unilateral o acordo com a Conmebol pela Copa Libertadores da América, o que gerou um imbróglio judicial de meses.
O SBT se aproveitou da situação e comprou os direitos do torneio. No ano seguinte, a realização da Copa América foi bastante criticada pela Globo e, com o acréscimo da batalha judicial, a emissora não buscou um acordo para a exibição da competição entre seleções. O SBT adquiriu os direitos.
Os dados são consolidados pelo Ibope.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].