Corinthians avalia processo contra a Jovem Pan após anúncio de jogo

Jovem Pan
Corinthians pode colocar a Jovem Pan na Justiça (Imagem: Reprodução / Globo)

O Corinthians tem um contrato de exclusividade com a Globo para o Campeonato Brasileiro em todas as mídias até 2024, mas o time paulista se viu em uma sinuca de bico em razão de um anúncio feito pela Jovem Pan, que divulgou a realização da transmissão do jogo do Timão contra o Athletico.

Marcado para o próximo domingo (22), às 16h, o jogo válido pela 17ª rodada do Brasileirão será exibido no canal do YouTube da Jovem Pan e custará R$ 7,90.

O clube do Paraná vendeu o jogo com base na antiga MP do Mandante, que dá ao time da casa o direito de transmissão. O Athletico vendeu a partida para a empresa Livemode durante a vigência da medida provisória.

O Corinthians acionou o seu departamento jurídico para estudar o contrato com a Globo e, segundo o Notícias da TV, procurou a emissora de forma informal. O canal mostrou apoio ao clube no caso de uma ação judicial.

De acordo com as informações do site Meu Timão, além do departamento jurídico, o marketing foi envolvido na questão. Nenhuma ação foi definida pela diretoria do Corinthians contra a Jovem Pan. As análises internas serão finalizadas até o início desta sexta-feira (20).

O Athletico fechou acordo com a Globo para a TV aberta e com a Turner para a TV por assinatura, mas ficou com o pay-per-view vago. O clube investiu em transmissões próprias e arranjou um problema com a Globo.

Briga em Brasília

A Medida Provisória 984 foi criada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no final do primeiro semestre do ano passado. O ato virou projeto de lei enviado pelo Governo Bolsonaro à Câmara dos Deputados.

No plano, os clubes mandantes dos jogos ficam responsáveis pelos direitos de transmissão. Pela lei atual, esse direito pertence aos dois times que disputam o campeonato.

Na briga pela Lei do Mandante, a Globo tentou a inclusão de um mecanismo que adia os efeitos das novas regras apenas para os próximos contratos com os times, mantendo em vigor o atual contrato do Campeonato Brasileiro, válido até 2024.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›