Maior emissora do Brasil, a Globo enviou uma cartilha para os seus funcionários sobre informações e prevenções do novo coronavírus. Com a primeira centena de casos confirmados no país, o canal apostou em regras rígidas para que aglomerações e até cumprimentos tradicionais sejam evitados.
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O canal lembrou aos seus milhares de colaboradores que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Covid-19 como uma pandemia e que por isso fez instruções claras sobre a prevenção contra a doença.
Viagens nacionais devem ser evitadas, viagens internacionais canceladas, com exceção para aquelas que sejam imprescindíveis, mas que sejam devidamente aprovadas pelo “diretor da área”.
Quem viajar, seja o país que for, na volta ao Brasil deverá ficar em casa por 14 dias. Caso um colaborador seja infectado, a ordem é clara: “A empresa [Globo] deve ser avisada imediatamente e as medidas em relação ao local de trabalho do colaborador serão tomadas pelas áreas de Recursos Humanos e Finanças, Jurídico e Infraestrutura”.
A Globo foi além e pediu para “cobrir o nariz e a boca com a parte interna do braço quando tossir e espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal, como canetas, copos, pratos e talheres” e “ao cumprimentar as pessoas, recomenda-se não beijar, abraçar e nem dar as mãos”.
Confira a cartilha na íntegra:
“Coronavírus – Orientações da Globo
A Organização Mundial da Saúde(OMS) classificou na última quarta-feira, dia 11, o surto do novo coronavírus como uma pandemia, que é a disseminação de uma nova doença.
Dando continuidade ao compromisso da Globo com seus colaboradores seguem instruções atualizadas sobre o COVID-19:
– Viagens nacionais devem ser na medida do possível, evitadas.
– Viagens internacionais devem ser canceladas, com exceção das que sejam imprescindíveis, que devem ser aprovadas pelo diretor da área. Os colaboradores que retornarem de viagens ao exterior (não importa o país) devem permanecer em casa por 14 dias, independentemente de apresentarem sintomas ou não.
Se durante o afastamento, o colaborador apresentar sintomas de gripe, deve procurar um médico, informar ao Serviço de Saúde de Recursos Humanos de sua unidade e permanecer em casa até o resultado dos exames.
Confirmada a contaminação de algum colaborador, a empresa deve ser avisada imediatamente e as medidas em relação ao local de trabalho do colaborador serão tomadas pelas áreas de Recursos Humanos e Finanças, Jurídico e Infraestrutura.
Os colaboradores com sintomas comuns e corriqueiros de resfriado e gripe devem avisar aos gestores e permanecer em casa até que os sintomas desapareçam.
Se houver agravamento do quadro de saúde, o colaborador deve procurar um médico. Embora gripes e resfriados, geralmente, não ofereçam riscos à saúde, no contexto de pandemia de uma doença com sintomas similares, a medida visa dar tranquilidade ao ambiente de trabalho.
Eventos com grande aglomeração de pessoas devem ser evitados, tanto internamente quanto externamente.
Recomenda-se que os compromissos de trabalho com visitantes (palestrantes, atores, consultores, parceiros etc.) provenientes do exterior sejam feitos por vídeo. Caso haja necessidade de ser presencial, não devem ocorrer nas dependências da empresa.
Lembrando que:
Os sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse. Algumas pessoas têm dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Uma em cada seis pessoas desenvolve dificuldades para respirar. Até o momento, não existe medicamento específico ou vacina contra o vírus COVID-19.
A melhor forma de prevenir é não levar as mãos ao rosto, especialmente boca, nariz e olhos, lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar álcool em gel (70%) para fazer a higienização, cobrir o nariz e a boca com a parte interna do braço quando tossir e espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal, como canetas, copos, pratos e talheres.
Ao cumprimentar as pessoas, recomenda-se não beijar, abraçar e nem dar as mãos”.
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