CPI revela que Bolsonaro trocou reunião sobre vacinas por evento com Amado Batista

Luiz Fábio Almeida

12/05/2021

Bolsonaro

Bolsonaro trocou reunião importante sobre vacina da covid-19 para encontro com Amado Batista (Imagem: Divulgação/ Agência Brasil)

O depoimento à CPI da Covid do ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten, nesta quarta-feira (12), tem causando polêmica. Entre os vários assuntos, ele revelou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) trocou uma reunião importante para ir a um evento com Amado Batista.

No mesmo dia em que o chefe do Executivo estava com o cantor que o apoia, o ex-secretário teve uma reunião com o CEO da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo. Isso aconteceu, segundo ele, no dia 17 de novembro de 2020.

No encontro, segundo Wajngarten, Murillo disse: “Eu quero que o Brasil seja a vitrine da América Latina na vacinação da Pfizer”. Porém, o presidente preferiu não acertar nada com a Pfizer na época. Uma mudança de postura só ocorreu meses depois, quando vários países já estava vacinando contra a covid-19.

O senador Renan Calheiros, relator da comissão, questionou na sequência ao depoente: “O presidente participou da reunião?”. “Desta, não”, respondeu o ex-chefe da Secom.

Neste mesmo dia, 17 de novembro, em que não participou da reunião com a farmacêutica norte-americana, Bolsonaro compareceu a uma cerimônia no Palácio do Planalto para o lançamento do selo comemorativo “Embratur 54 anos”.

Além de Amado Batista, a cerimônia contou com a presença do presidente da Embratur, Gilson Machado. Tudo foi transmitido pela TV Brasil, na época.

Na mesma data, o presidente também participou da reunião da 12ª Cúpula dos Brics, grupo de países que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na ocasião, Bolsonaro afirmou que a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a OMC (Organização Mundial do Comércio) precisavam de reformas.

Inclusive, nessa reunião dos Brics, o político falou sobre a pandemia do novo coronavírus: “Em 2020, o mundo enfrenta uma crise de contornos desafiadores. Mais uma vez, os países do Brics podem desempenhar papel central nos esforços da superação da Covid-19 e da retomada da economia”.

“O caminho para o crescimento econômico depende da cooperação focada em benefícios mútuos e no respeito das soberanias nacionais. Nesse aspecto, o Brics se destaca pela variedade de setores e atividades abrangidas pela iniciativa do grupo. Nossa cooperação deve incentivar a liberdade de criar e empreender. Estou certo de que há espaços para ampliarmos medidas de promoção comercial entre nossos mercados, incentivando uma maior interação entre setores privados de nossos países”, completou.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]