Criador da marca da Globo, Hans Donner faz revelação ao deixar a emissora após 40 anos

Hans Donner
Hans Donner tinha contrato com a Globo, mas deixou emissora (Imagem: Divulgação / Globo)

Hans Donner abriu o jogo ao falar sobre sua saída da Globo, após 40 anos. Responsável por criar a logo que deu cara à emissora e tantas outras obras, o designer alemão disse ao UOL que já não atuava mais nos projetos da casa há algum tempo:

“Eles me deixaram lá [na Globo] por respeito. Não tinha mais a minha assinatura real. Não tive a chance de entrar no ‘Jornal Nacional’ e dizer muito obrigado, que estava em uma jaula maravilhosa de ouro e criando coisas novas. Sou muito grato. A TV Globo me deu uma oportunidade que nenhum designer gráfico do mundo todo teve até hoje, atingindo milhões de pessoas por dia. É inimaginável”.

Segundo o profissional, alguns telespectadores chegaram a cobrá-lo sobre os trabalhos na emissora. “Encontrei alguém em São Paulo em uma festa e me perguntaram, ‘essa abertura da novela é sua?’ Eu falei, não!. A minha equipe desmanchou, o Boni não estava mais lá. O padrão Globo foi muito elevado, bateu no teto. E o mundo mudou. Provavelmente não faz mais sentido gastar uma fortuna para fazer uma abertura do ‘Fantástico’“, explicou.

Questionado pela publicação sobre como se sente ao ver a Globo apenas como telespectador hoje em dia, sem fazer parte dela, o designer abriu o coração e revelou:

“É estranho. De coração. Sabe por quê? Cuidei da Globo com muito carinho. A Globo me deu asas para voar. O Boni me falou, só quero o melhor do mundo. Nos últimos anos, a Globo decidiu mudar o estilo. Tudo muda. É uma outra direção, outras cabeças? Eles decidiram pegar a marca da Globo e achatar. Agora está voltando, aquela marca branca. Perceberam que a marca é tão bela que não vale a pena achatar”.

Com a saída da emissora, Hans tratou de seguir novos caminhos: criou uma empresa de tapetes com estampas em pixels. “Ao olhar para as obras, as pessoas poderão refletir sobre a vida, o design e o movimento, com a certeza de que tudo tem o seu tempo“, contou.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›