Crivella empurra repórter da Globo e detona emissora, que responde

Crivella

Marcelo Crivella empurrou repórter da Globo ao se irritar com pergunta (Imagem: Reprodução / Globo)

Marcelo Crivella não gostou das perguntas que a repórter Larissa Schmidt fez, em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (11), sobre o decreto de calamidade da Prefeitura do Rio de Janeiro, e a empurrou diante doutros jornalistas presentes. O momento da agressão foi exibido durante o “Jornal Nacional”, que ainda mostrou a fala do prefeito contra a emissora.

O político afirmou que, na cobertura do temporal da última segunda-feira (8), a Globo fez “drama” com coisas “corriqueiras”. “É impressionante como a Rede Globo de Televisão é absolutamente contra a cidade do Rio de Janeiro. É a televisão que anuncia, o tempo todo, os problemas do Rio, que faz drama sobre coisas corriqueiras que acontecem nas nossas vidas desde que eu nasci aqui”, disparou o prefeito.

A jornalista, então, questionou: “O senhor acha que o aconteceu foi um drama corriqueiro? Perdão, prefeito, o senhor acha que o que aconteceu, a pior chuva em 22 anos, foi um drama corriqueiro?”. Irritado, Crivella vira de costas para a repórter e a ignora. “Dá licença, dá licença, vou falar para cá“, disse, virando o olhar para os jornalistas de outros veículos.

“Dez pessoas mortas, prefeito, desculpa”, insistiu a repórter. “A cidade do Rio de Janeiro… Não, não, não, não quero falar com vocês. É um direito que eu tenho“, cortou o prefeito, empurrando a jornalista. Em seguida ele atacou a Globo. “O que a Globo quer é dinheiro na sua propaganda. O que ela quer é que a gente faça uma festa no carnaval, e ela possa vender R$ 240 milhões com a prefeitura pagando todo o carnaval”, desabafou.

O outro lado

Após a reportagem, William Bonner leu uma nota de repúdio da emissora carioca à atitude do prefeito com a jornalista e respondeu as críticas dele. “A Globo repudia a atitude do prefeito Marcelo Crivella de afastar a repórter Larissa Schmidt dos jornalistas que cumpriam a obrigação de entrevistá-lo. A Globo também repudia a afirmação de Crivella de que a emissora fez drama com coisas corriqueiras na cobertura jornalística do temporal de segunda-feira”, afirmou.

“A Globo cobriu uma tragédia que tirou a vida de dez cariocas. E cumpriu a obrigação jornalística de mostrar que a prefeitura demorou a acudir a população. Um fato reconhecido pelo próprio prefeito, num momento raro de autocrítica”, acrescentou.

O apresentador do “JN” ainda comentou sobre o Carnaval e se solidarizou com a profissional do canal. “A Globo lamenta também as declarações descabidas de Marcelo Crivella quanto ao carnaval. A Globo compra os direitos de transmissão das escolas de samba – e paga um valor quase seis vezes maior do que aquele que elas recebem de subvenção da prefeitura. A Globo se solidariza com a repórter Larissa Schmidt e, mais uma vez, com os cariocas. Em especial, com as famílias dos mortos na tragédia“, finalizou.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]