A jornalista Daniela Lima foi demitida da GloboNews nesta segunda-feira (4), em mais uma mudança significativa no canal de notícias, que já havia anunciado a saída de Eliane Cantanhêde na última sexta-feira (1).
Enquanto a saída de Cantanhêde já era esperada nos bastidores, a dispensa de Daniela pegou a equipe do Conexão GloboNews de surpresa, causando repercussão entre os telespectadores e colegas de trabalho. A informação da demissão da ex-CNN Brasil foi revelada pelo TV Pop.
A decisão de desligamento foi comunicada aos membros da equipe minutos antes da edição do matinal, que foi ao ar com Camila Bomfim e Leilane Neubarth no comando.
A imagem de Daniela Lima foi rapidamente retirada da vinheta de abertura do programa, e sua ausência foi notada imediatamente.
Mudanças na GloboNews
Nos bastidores da GloboNews, especula-se que a saída de Daniela Lima tenha sido motivada por seu comportamento, que seria considerado inadequado de acordo com os princípios editoriais da emissora, de acordo com a publicação.
Segundo o código de conduta do conglomerado, os jornalistas não devem demonstrar proximidade ou amizade excessiva com fontes, especialmente figuras políticas e ministros.
Daniela, no entanto, frequentemente deixava transparecer sua relação amistosa com políticos, especialmente com ministros do Supremo Tribunal Federal, algo que teria sido visto como um desrespeito aos princípios editoriais da Globo.
A renovação no canal fechado
Pouco tempo após o anúncio de sua saída, a Globo enviou um comunicado oficializando a decisão e confirmando também o desligamento de Mauro Paulino, analista da emissora desde 2022.
A emissora aproveitou a oportunidade para agradecer à Daniela Lima, Eliane Cantanhêde e Mauro Paulino pelos anos de contribuição, especialmente na análise e cobertura dos acontecimentos políticos do Brasil e do mundo.
“Como parte do movimento permanente de renovação do quadro do canal, Eliane Cantanhêde, Daniela Lima e Mauro Paulino não integram mais o time da GloboNews. A GloboNews agradece a eles a valiosa parceria na apresentação e análise dos importantes acontecimentos políticos do Brasil e do mundo”, informou a Globo em seu comunicado.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]