Danilo Gentili foi condenado a seis meses e 28 dias de detenção por injúria contra a deputada Maria do Rosário (PT-RS). A sentença, confirmada nesta quarta-feira (10), foi dada pela juíza Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo.
O humorista e apresentador do “The Noite”, do SBT, publicou um comentário em um vídeo no Twitter, em 2016, que viralizou por várias redes sociais. Na gravação, Gentili exibia um cartaz com a palavra “deputada” e cobria a última sílaba da palavra. Como resposta, Rosário processou o famoso.
A defesa de Danilo alegou que o comediante não teve a intenção e atacar a deputada. Em questão, porém, a juíza do caso não reconheceu o argumento como válido. Na decisão, a juíza ressaltou o direito à liberdade de expressão, todavia, pontuou que quando há o avanço entre a linha da ética, “surge no Estado de Direito a tutela penal como legítimo instrumento de contenção contra o uso abusivo da liberdade de expressão”.
A sentença ainda traz o seguinte trecho: “Verifico que o humorista e apresentador dolosamente injuriou através da internet a deputada federal, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe a alcunha de ‘puta'”.
Vale lembrar que Danilo Gentili ainda tem o direito de recorrer à sentença que o condenou a detenção em regine semiaberto, inicialmente.
Ei @mariadorosario me ajude aqui. Prender não adianta nada. Sou apenas uma vítima da sociedade.
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) 11 de abril de 2019
Não me levem cigarros, por favor. Levem charutos. pic.twitter.com/ZqrvpeHQiB
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) 11 de abril de 2019
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.