Datena é condenado a pagar R$ 25 mil por informação falsa em reportagem

Datena

Datena foi condenado por reportagem exibida no Brasil Urgente (Imagem: Reprodução / Band)

José Luiz Datena foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por conta de uma reportagem exibida no Brasil Urgente.

Segundo informações do colunista Rogério Gentili, do UOL, o apresentador e a Rede Bandeirantes foram penalizadas por ter acusado injustamente um homem de fugir após atropelar uma garota de 13 anos em um acidente.

O programa, exibido em maio de 2019, noticiou o acidente na zona leste de São Paulo e Datena afirmou que o motorista João Cypriano não prestou socorro à vítima, que faleceu.

A reportagem ainda afirmou que o rapaz dirigia em alta velocidade. No entanto, as informações não eram verdadeiras, segundo apontou as investigações da polícia.

No processo, vídeos anexados mostram que João permaneceu no local do acidente, confirmado pelo inquérito policial. A perícia ainda constatou que o rapaz não estava em alta velocidade, conforme apontou o jornalista.

Cypriano não fugiu do local dos fatos após o acidente, presenciou todo o acontecimento, inclusive acionou o serviço de emergência para resgatar a vítima”, disse o advogado de defesa, Thiago Guedes da Silva, à Justiça.

O profissional ainda ressaltou que o motorista foi chamado de ‘covarde’. O apresentador e a emissora alegaram que apenas buscaram “noticiar um fato relevante e de claro interesse público”.

“Todos os comentários tecidos pelos apresentadores e jornalistas da Band foram embasados nas informações recebidas por testemunhas e pelos agentes de segurança pública que estavam no local do acidente“, disseram os representantes.

Defesa de Datena justifica palavras do apresentador

Ainda à Justiça, os advogados de Datena disseram que, em momento algum, ele atestou que o motorista teria fugido do local do acidente e, se existiu esse entendimento, surgiu após palavras das testemunhas.

O jornalista e a Band foram condenadas em primeira e segunda instâncias a pagar uma indenização de R$ 25 mil a João. O valor ainda vai ser acrescido de juros e correção monetária.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.