José Luiz Datena foi detonado nas redes sociais por causa da cobertura do “Brasil Urgente”, da Band, nesta quarta-feira (13), sobre o massacre na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP).
A principal queixa dos internautas que acompanhavam o programa foi a exibição das imagens da câmera de dentro da escola, que mostra o exato momento dos primeiros tiros e das machadadas dadas pelos assassinos nas vítimas.
“Vocês vão ver pela primeira vez na televisão brasileira o momento do ataque insano dos assassinos e suicidas”, afirmou Datena, antes de exibir os vídeos, que acabara de chegar à imprensa.
- Veja Também: Datena desabafa e manda recado para Leo Dias ao vivo
Rapidamente, o apresentador foi criticado no Twitter. “Sinceramente, eu nem sei se deveriam mostrar essas imagens que o Datena tá mostrando agora (um dos monstros de Suzano decepando gente na escola). Além de dar fama aos desgraçados (que é o que eles queriam), imagina a família das vítimas vendo seus filhos morrendo na TV…”, escreveu um telespectador.
“Datena é a escória da televisão, eu me senti péssima com a cobertura daquele massacre na igreja em Campinas, ele o tempo todo mostrando o corpo do atirador e as filmagens. Uma falta de respeito absurda!”, disse outra, lembrando outro massacre recente. “Datena exemplifica bem o que há de mais podre e vil no jornalismo brasileiro. Só sinto nojo desse tipo de cobertura grotesca que pinga sangue”, criticou um terceiro.
Confira a repercussão:
Sinceramente, eu nem sei se deveriam mostrar essas imagens que o Datena tá mostrando agora (um dos monstros de Suzano decepando gente na escola)
Além de dar fama aos desgraçados (que é o que eles queriam), imagina a família das vítimas vendo seus filhos morrendo na TV…
— Paulo (@pauloap) 13 de março de 2019
Estão exibindo o vídeo do massacre EM REDE NACIONAL.
Meus pais estão assistindo na sala e eu, no quarto, escuto Datena comentando sobre as machadadas nas vítimas.
Um completo desserviço. Esse tipo de cobertura também faz parte do problema.
— augusto (@cesaraustocesar) 13 de março de 2019
FALHAMOS COMO SOCIEDADE. FALHAMOS. FALHAMOS. DATENA VAI TOMÁS NO CU https://t.co/u6WS0Dx7h0
— Túlio Pires Bragança (@tuliopb) 13 de março de 2019
Eu topo abolir games violentos se o Datena e todos os programas policiais saírem do ar.
— Atendado Comunista™ (@stalindinho) 13 de março de 2019
Peço que não assistam esse vídeo, meu RT é só pra dizer que o Datena deveria ser demitido e a Band deveria pagar uma multa multimilionária por fazer uma irresponsabilidade dessas. Tudo o que gente desses grupinhos de ódio quer é isso. Mostrar só incentiva novos atos. IMBECIS. https://t.co/9wa4sT6Wbi
— CAU-TE-LA (@JuarezRoth) 13 de março de 2019
Eu nao vou dar RT pra nao disseminar esse absurdo, mas a Band e o Datena so podem estar de sacanagem de botar em rede nacional o video dos garotos assassinando criancas. A justica tem que intervir e retirar do ar isso, um absurdo sem tamanho isso, eu to transtornado.
— cassin (@vinii_sfc) 14 de março de 2019
Datena de um lado, Bacci de outro, uma batalha pra ver quem causa mais comoção ou perplexidade com imagens. Esse tipo de “jornalismo” é um dos contribuintes para o mal junto à sociedade. Apavora o cidadão e encoraja o bandido, um belo desserviço camuflado.
— Wesley Rodrigues (@Nerd_Wes) 13 de março de 2019
Desserviço, escrotidão, idiotice, bizarrice, mas eu prefiro ficar com mau caráter, isso que a Band e o Datena são, as famílias, autoridades e etc, estão implorando por não mostrar imagens do massacre e essa desgraça mostra, apenas por audiência, ridículos! Vão se fuder, otarios!! https://t.co/q95dIkTy5i
— Cronica Alvinegra (@cronicasccp) 13 de março de 2019
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]