Deputada bolsonarista perde processo movido contra a Globo

Carla Zambelli

Deputada bolsonarista perde processo movido contra a Globo (Imagem: Reprodução / Instagram)

Após mover uma ação contra a Globo e os jornalistas Octavio Guedes, Daniel Rocha, Andréia Sadi e Marcelo Lins, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) perdeu. O processo envolvia uma entrevista realizada no Estúdio i, da GloboNews.

De acordo com o F5, a entrevista foi com o delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva. Na ocasião, os comunicadores estavam falando sobre o caso de Dom Philips e Bruno Araújo. Os dois foram mortos em maio de 2022.

O delegado havia acusado Carla Zambelli de apoiar atividades ilegais na Amazônia, a chamando de “bandida” e “marginal”. A deputada moveu a ação buscando uma indenização de R$ 100 mil por danos morais. A política alegou que os jornalistas não a defenderam das acusações feitas pelo delegado.

Entretanto, o juiz Manuel Eduardo Barros negou o pedido de indenização, respaldando a liberdade de imprensa. O magistrado, pontuou que repórteres e apresentadores não podem ser responsabilizados pelo que entrevistados dizem, já que o seu papel é apenas fazer perguntas.

Após perder processo contra jornalistas da Globo, Carla Zambelli é alfinetada por juiz

Na sentença, o juiz também criticou Carla Zambelli, mencionando que ela se coloca frequentemente em situações controversas e vexatórias.

Além disso, citou que a utilização de expressões por parte do delegado não é suficiente para afrontar a honra e integridade moral de um ocupante de cargo público.

Após a decisão favorável, o advogado Alexandre Saraiva celebrou a vitória em suas redes sociais. A Globo e os jornalistas envolvidos não comentaram o caso publicamente.

Henrique Carlos
Escrito por

Henrique Carlos

Apaixonado por Televisão, Cinema e especialista em Novelas, desde 2009 trabalha com a internet. Escreve também sobre Audiências da TV. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.