Com término programado para julho, “Deus Salve o Rei” certamente sairá do ar com um inusitado recorde: o de novela que teve mais trocas de personagens entre atores na televisão brasileira. Pelo menos cinco artistas foram escalados pela produção para viver determinado papel, mas no fim das contas acabaram ficando com outro.
A começar por Rômulo Estrela, que dá vida ao príncipe Afonso de Monferrato, galã da trama medieval. O ator inicialmente foi escalado para viver Tiago, irmão da heroína Amália (Marina Ruy Barbosa) – e assim teria sido se Renato Góes, intérprete original de Afonso, não tivesse desistido da empreitada. Com isso, a produção considerou por bem promover Estrela a protagonista e remanejar Tiago para outro ator. O escolhido foi Vinícius Redd.
Pouco depois, a produção enfrentou outro problema quando Walter Breda teve de se submeter a uma cirurgia cardíaca e ficou impossibilitado de interpretar Martinho, pai de Amália e Tiago. Giulio Lopes foi chamado para entrar em seu lugar, mas já havia saído de cena – o personagem não agradou e acabou morrendo no meio da trama – quando Breda, já recuperado, foi novamente chamado pela direção, agora para viver outro papel: Enoque, amigo que esconderá o rei Augusto (Marco Nanini) em sua casa depois que este fugir do castelo de Otávio (Alexandre Borges).
Com “Deus Salve o Rei” já em exibição, a conhecida cantora sertaneja Paula Fernandes foi convidada para estrear como atriz em uma participação especial no folhetim. Ela interpretaria irmã Paulina, noviça terrivelmente desafinada que conviveria com Lucrécia (Tatá Werneck) durante sua estadia em um convento.
Porém, com os ajustes feitos na história em busca de uma melhor audiência, o núcleo religioso saiu de cena antes do previsto e Paulina nem teve tempo de dar as caras na trama. O assunto já havia caído no esquecimento quando a produção voltou a convocar Paula para viver Beatriz, princesa do reino de Lúngria que tentaria um casamento de fachada com Afonso.
O caso mais recente se deu na semana passada, quando Cláudia Jimenez, escalada para interpretar a esclerosada tia Margô, teve uma crise de pressão alta nas primeiras horas de gravação e teve de ser substituída às pressas por Cristina Mutarelli. Cláudia, porém, recuperou-se rápido e já acertou uma outra participação na obra de Daniel Adjafre, cujos detalhes ainda não foram divulgados.
E, como “Deus Salve o Rei” ainda tem mais de um mês pela frente, não será surpresa se essa nossa lista acabar ganhando um sexto integrante até o final da novela. Será? Façam suas apostas!
Saiba Mais:
Globo anuncia programação especial para a Copa do Mundo da Rússia
Loja Globo encerra atividades; Som Livre responderá por vendas de CDs e DVDs
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.