Renata Capucci deixou um alerta importante no Instagram (Imagem: Reprodução / Instagram)
Diagnosticada com Doença de Parkinson em 2018, Renata Capucci fez um desabafo no Instagram ao falar sobre um erro frequente quando citam a condição.
VEJA ESSA
“Um pedido em nome de muita gente que sofre cada vez que lê: ‘Mal de Parkinson’. Não temos mal! Temos uma doença! Empatia e informação, por favor”, pediu a jornalista.
“Deixa eu contar uma coisinha a vocês: cada vez que alguém escreve ‘mal’ de Parkinson em algum lugar, principalmente sendo uma reportagem ou título jornalístico, dói na gente“, admitiu.
Em seguida, a contratada da Globo frisou que “mal”, uma palavra de carga tão negativa, não é sinônimo de doença.
“Sabe de onde vem? Do francês, maladie = doença, do italiano, malattia = doença. Portanto, amigos e colegas do jornalismo, vamos nos educar, nos informar e ter empatia por favor”, completou.
Nos comentários da publicação de Renata Capucci, diversos internautas afirmaram que não faziam ideia dessa informação e agradeceram pelo ensinamento.
Outras pessoas ainda confessaram que sempre se sentiram incomodados com o uso do termo “mal”.
Renata Capucci expõe diagnóstico
Para quem não lembra, no ano passado a jornalista anunciou que possui a doença, e admitiu que sabia que uma hora teria que tornar isso público, mas queria que fosse em um momento que estivesse forte, confiante e feliz.
De acordo com Renata, a descoberta foi feita quatro anos antes.
Caroline Bittencourt é jornalista, pós-graduada em Comunicação e Design Digital. Atua como redatora e produtora de conteúdo para as redes sociais. Colabora com o RD1 desde 2018. É especialista das editorias de Famosos, Moda e Televisão. Ama viajar, seja chegando em um novo destino ou em frente à TV assistindo uma boa série.