A direção da CNN Brasil tomou uma atitude que surpreendeu muitos jornalistas. O alto escalão mandou uma mensagem interna, nesta quinta-feira (16), para que os repórteres não encaminhem pedidos de informação ou de entrevistas à Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência) sem consultara chefia.
VEJA ESSA
“Atenção: Todo e qualquer pedido para a Secretaria de Comunicação da Presidência da República ‘SECOM’, assim como demandas relacionadas ao Presidente da República, não devem ser feitas diretamente antes de consultar previamente a gerência e direção (Tríade). Ou seja, favor não entrar em contato antes de consultar a Tríade. Obrigada”, afirma o texto, que foi compartilhado pelo colunista Mauricio Stycer, do UOL.
Ainda na publicação, o jornalista explicou que “tríade” é o esquema de checagem jornalística do canal de notícias. A ideia é a mesma da matriz americana e foi revelada pela CNN Brasil em uma reportagem em tom publicitário na revista Go Where.
“Três setores fazem parte da tríade: “the row” (a linha), formado por editores-executivos; “the legal” (parte legal), constituído por advogados, que analisam as implicações jurídicas do material; e “standard and practices” (padrão e práticas), composto por diretores que analisam se o conteúdo da reportagem segue o manual de normas e práticas da CNN”, comentou a direção, na ocasião.
Os profissionais da “tríade” devem sempre avaliar se as matérias atendem a três critérios básicos: “Precisamos publicar? Devemos publicar? Podemos publicar?”.
Em resposta ao colunista do UOL, a rede de televisão informou que o anúncio foi feito para “uma organização interna de fluxo da redação da CNN, para o melhor funcionamento das redações de São Paulo e Brasília”.
“O objetivo é evitar que cheguem vários pedidos simultâneos de resposta da CNN para qualquer órgão oficial e, em alguns casos, com os mesmos pedidos de resposta. A independência editorial da CNN está provada pelo jornalismo que leva ao ar diariamente desde que estreou no Brasil, há quatro meses”, explicou a CNN.
O canal também disse que “são os procedimentos adotados pela Tríade que valem para quaisquer órgãos. O pilar da tríade tem como função confrontar temas sensíveis a três perguntas-chave, cujas iniciais remetem à sigla do canal: ‘Como fazemos isso?’ (editorial); ‘Nós podemos fazer isso?’ (jurídico); e ‘Nós devemos fazer isso?’ (manual). Na esteira da importação do conceito, veio um ineditismo: no Brasil, pela primeira vez, a CNN terá a tríade no centro da newsroom, de forma cenográfica aos olhos do telespectador. Todos os caminhos da redação convergem na mesa triangular”.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.