Direção da RedeTV! faz “lista da indisciplina” e aterroriza grevistas

RedeTV!
RedeTV! cria polêmica com nova ordem contra grevistas (Imagem: Divulgação / RedeTV!)

A greve na RedeTV! segue firme e sem prazo para terminar. Em meio ao confronto entre direção e grevistas, a alta cúpula do canal paulista está produzindo duas listas, uma com os nomes dos grevistas e outra para aqueles que continuam em seus postos de trabalho.

A finalidade das duas listas, no entanto, não é de conhecimento público, de acordo com o jornalista Flávio Ricco, do R7. A greve, apoiada por sindicalistas do setor, está a todo vapor na sede do canal, em Osasco, na região metropolitana de São Paulo.

Segundo a associação, os profissionais estão insatisfeitos com os baixos salários oferecidos pela empresa. “Os Radialistas da RedeTV! amargam salários sem reajustes há mais de quatro anos, inclusive em cláusulas econômicas contidas na Convenção Coletiva da Categoria. Sem interesse da direção da RedeTV! em negociar, só restou os trabalhadores decretarem greve. As perdas salariais dos trabalhadores são de 18,72%, se considerar o retroativo chega a 354%”, alega a instituição em nota divulgada.

O Sertesp ainda informa que “a emissora paga o pior salário do mercado aqui em São Paulo”. Uma proposta salarial está na mesa: o canal sugere um aumento de 3,8% para todos os contratos.

“Além dos sorteios de prêmios que ajudam a manter a receita da RedeTV!, a emissora fechou contratos milionários com a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Petrobras, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, governo do estado de São Paulo e outras importantes instituições públicas”, diz o sindicato.

Atualmente, a empresa de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho paga um salário base de R$ 1.612,88 para seus jornalistas de funções básicas. O Sindicato afirma que os trabalhadores não recebem reajustes nas cláusulas econômicas desde 2017. Além disso, o vale-refeição não foi reajustado neste período.

De acordo com jornalista Ricardo Feltrin, do UOL, com boa parte dos câmeras e operadores de áudio fora dos seus postos, o programa Vou Te Contar, de Claudete Troiano, está na lista dos programas mais afetados pela situação.

Para o protocolo de limpeza por causa da pandemia do coronavírus, a RedeTV! está aliada à uma empresa terceirizada, contratada às pressas por causa da greve.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›