A decisão da Globo de reincidir o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os clubes tem chamada a atenção de muita gente. A atitude aconteceu após a FlaTV exibir ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista, nesta quarta-feira (01).
VEJA ESSA
O vice-presidente geral do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches, então, usou seu perfil no Twitter para comemorar o anúncio da emissora carioca. Com a decisão, os clubes estão livres para negociar com outros canais pela transmissão do campeonato.
“A Globo desistiu do processo contra o Flamengo. O Flamengo concordou. Estamos livres para negociar nossos jogos e também para passar na FlaTV! Não há mais dúvidas!! Ninguém mais pode nos impedir. Parabéns a todos, em especial ao Landim, que lutou muito por isso”, disse o dirigente.
A GLOBO desistiu do processo contra o Flamengo. O Flamengo concordou. Estamos livres para negociar nossos jogos e também para passar na FlaTV! Não há mais dúvidas!! Ninguém mais pode nos impedir. Parabéns a todos, em especial ao Landim, que lutou muito por isso. TMJ ?⚫?⚫
— Rodrigo Dunshee de Abranches (@roddunshee) July 2, 2020
Nesta quinta-feira (2), a emissora emitiu nota e disse que o contrato foi violado com a atitude do time carioca. O clube, vale salientar, tomou a decisão com base na Medida Provisória 984, editada por Jair Bolsonaro (sem partido), no dia 18 de junho.
Porém, de acordo com o contrato, a emissora tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. Em texto, a Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. Somente o Rubro-Negro ficou de fora da publicação.
Quando foi feita a assinatura, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Por isso, a Globo entende que ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca, a não ser ela.
Já a medida editada pela Presidência da República passou ao mandante dos jogos os direitos de transmissão. O canal ainda declarou que a MP não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.