Disney
Disney anuncia fusão com a Fox (Imagem: Divulgação / Century Fox)

É oficial! A Walt Disney Company formalizou a fusão com a 21st Century Fox na madrugada desta quarta-feira (20). O anúncio foi publicado na página oficial da empresa. A formalidade vem em meio à uma transação estimada em US$ 71 bilhões.

Ainda no comunicado, a Disney afirmou que as duas multinacionais assinaram um termo de consentimento com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos em 2018, com a responsável pela compra com o comprometimento de alienar as redes regionais de esportes da Fox.

Robert A. Iger, CEO da Disney, afirmou que é um momento histórico para a empresa. “Este é um momento extraordinário e histórico para nós, um momento que vai criar um valor significativo a longo prazo para nossa empresa e nossos acionistas”.

Com a fusão, os canais que foram afetados foram as empresas de notícias, esportes e transmissão da Fox, incluindo o Fox News Channel, a Fox Business Network, a Fox Broadcasting Company, a Fox Sports, o Fox Television Stations Group e o cabo esportivo, redes FS1, FS2, Fox Deportes e Big Ten Network.

A fusão entre as empresas demoraram por conta dos órgãos reguladores de mídias em alguns países, que ficaram receosos por um possível monopólio da Disney na TV por assinatura. No Brasil, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade, interveio e e fez restrições a união, o que resultará na venda do Fox Sports por aqui.

Cade quer que Disney se desfaça da ESPN ou da Fox Sports

A Disney entrou em uma sinuca de bico e precisou reunir a sua direção administrativa para saber qual a melhor maneira de lidar com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) .

Tudo começou por causa da compra da Fox pela Disney, em uma transação que foi avaliada em mais de 50 bilhões de dólares (na nossa moeda, valores estimados em 187 bilhões de reais na cotação anual).

No Brasil, a fusão deixou a Disney como dona de dois dos três principais canais esportivos da TV, a ESPN e a Fox Sports – de fora da jogada só o SporTV, do Grupo Globo.

 

Recomendados para Você:

COMENTÁRIOS - Interaja Você Também! ⬇

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Está opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo!