Foi-se o tempo das novelas mexicanas “água com açúcar”. A Televisa, principal produtora de folhetins do México – parceira, há anos, do SBT – está apostando forte em uma versão de “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, baseada na obra do brasileiro Jorge Amado; melhor dizendo, “Doña Flor y Sus Dos Maridos”. Porém, o enredo, que por aqui já contou com adaptações “apimentadas” no cinema e na TV, causou reações entre os mais conservadores, que incitam o boicote da trama.
A campanha difamatória teve início durante a divulgação do folhetim, “Doña Flor y Sus Dos Maridos”, em razão dos outdoors espalhados pela Televisa na Cidade do México – com a “quase nudez” de Joaquim Ferreíra, intérprete de Valentín (equivalente ao Vadinho, de José Wilker no primeiro filme, Marcelo Faria no segundo e Edson Celulari na TV).
A escritora Trixia Valle compartilhou uma foto da peça publicitária em seu Instagram: “Não é normal haver em plena rua um outdoor com a imagem de um homem nu e uma mulher tapando seu traseiro com um chapéu, enquanto segura a mão de outro homem. Não é normal que a Televisa corrompa assim a mente de nossas crianças, mostrando que a infidelidade, a promiscuidade e a libertinagem sexual são valores dos mexicanos? Pais, mães, avós, avôs, vamos levantar nossa voz para exigir a retirada deste outdoor de ‘Doña Flor y Sus Dos Maridos’“.
- Veja Também: Cozinha de Marina Ruy Barbosa choca web e vira meme
Por conta das reações adversas, Eduardo Meza, produtor da novela, declarou em entrevista ao jornal “El Universal” que algumas sequências serão suavizadas para atender às necessidades do “horário destinado à família”, 20h30. A protagonista Ana Serradilla completou: “Pensamos neste projeto para que toda família pudesse assistir, algo que todas as pessoas possam acompanhar sem nenhum problema. Claro, tem uma cena mais quente, mas não é nada forte“.
A Televisa, por sua vez, emitiu comunicado salientando o êxito de “Doña Flor y Sus Dos Maridos” na audiência – apesar do boicoto. O folhetim atingiu 3,5 milhões de telespectadores, 162% de vantagem sobre a principal concorrente, Azteca Uno, que, na mesma faixa, exibe um programa de namoros.
https://www.instagram.com/tv/BvPb7mmnH18/?utm_source=ig_embed
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.