Dono da RedeTV!, Marcelo de Carvalho é citado em CPI; Kajuru pede convocação imediata

Marcelo de Carvalho
Marcelo de Carvalho, vice-presidente da RedeTV!, foi citado na CPI da Covid (Imagem: Reprodução / RedeTV!)

O ex-secretário de comunicação do Governo Bolsonaro, Fabio Wajngarten, surpreendeu ao fazer referência ao sócio-fundador e vice-presidente da RedeTV!, Marcelo de Carvalho, em seu depoimento aos senadores na CPI da Covid, no Congresso Nacional, nesta quarta-feira (12).

Segundo Fabio, o empresário de TV foi quem o alertou sobre a ausência de uma resposta do Governo Federal em relação a uma proposta de vacinas feita pela Pfizer, ainda no ano passado.

O ex-secretário também revelou que Marcelo de Carvalho facilitou o seu contato com a direção da empresa farmacêutica, por causa de uma apresentadora da emissora paulista, cujo o nome não foi mencionado, que seria “casada com ‘manager’ da Pfizer”.

Em abril, Wajngarten revelou para a revista Veja que foi ele o responsável por informar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que a Pfizer havia mandado uma carta em setembro – e estava há dois meses sem resposta.

Nesta quarta, o assunto veio à tona quando ele foi questionado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) sobre o nome do empresário que teria um contato com a Pfizer. “Marcelo de Carvalho, dono da RedeTV”, afirmou. “Naquela ocasião, ele tinha uma apresentadora que era casada com o general manager da Pfizer”, seguiu ele, em seu depoimento.

O ex-secretário do atual Governo, então, contou que teve três encontros com representantes da Pfizer, sendo o primeiro com o CEO da empresa no Brasil.

Após a fala de Fabio, o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) pediu a convocação imediata de Marcelo de Carvalho na CPI. “Esse assunto chegou a um mundo tão subterrâneo que eu creio que tenhamos de convocar à CPI o dono de uma rede de televisão citado pelo sr. Fabio: o dono da RedeTV!, o sr. Marcelo de Carvalho”, disparou o ex-apresentador da RedeTV!.

“Ele participou disso [ao informar Wajngarten da carta da Pfizer que permaneceu sem resposta do governo federal entre setembro e novembro de 2020]. Então, para mim, ele também deveria ser convocado para essa CPI”, completou o político.

Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e responsável pela coluna "Do Fundo do Baú", publicada às quintas-feiras no RD1, com conteúdos marcantes da história da TV brasileira. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email [email protected]
Veja mais ›