Dublador de Cavaleiros do Zodíaco, Araken Saldanha morre aos 92 anos

Araken Saldanha
Araken Saldanha morre aos 92 anos (Imagem: Divulgação / Dublapédia)

Dublador da animação Cavaleiros do Zodíaco, o ator Araken Saldanha morreu na última quinta-feira (9), aos 92 anos. A informação foi confirmada ao público por meio de uma publicação de Francisco Brêtas, que trabalhou ao lado de Saldanha na dublagem do anime.

No Facebook, Brêtas desabafou sobre a morte do amigo e colega de profissão. “Nosso amado Araken Saldanha (Mestre Ancião, Space Ghost) acaba de se encantar e voltar pras estrelas. Te amo muito, amigo”, disse.

Entre os trabalhos mais conhecidos de Araken no mundo da dublagem estão Cassius e Mestre Ancião, de Cavaleiros do Zodíaco, em 1990. Foi a 1ª voz de Balrog em Street Fighter II Victory, e o Soldozer, em Solbrain.

Em 2000, o dublador reviveu os personagens do anime na Saga de Hades. O artista também deu voz a Hailah, o Imperador da Terra de Shurato, ao Dragão de Seis Estrelas de Dragon Ball GT, e Shendu de As Aventuras de Jackie Chan, além do Dr. Zoidberg, de Futurama e o Space Ghost.

No mundo das novelas, Araken Saldanha esteve envolvido em A Cor da Sua Pele (1965), de Wálter George Durst, exibida pela TV Tupi na faixa das 19h, e Há Sempre o Amanhã (1960).

Confira:

CONTINUE LENDO →

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e escreve semanalmente para a coluna Você Sabia?. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email paullocarvalho19@gmail.com.