Eduardo Bolsonaro debocha da Globo ao falar da Copa América no SBT

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro alfinetou a Globo ao falar da Copa América no SBT (Imagem: Reprodução – Agência Brasil – Globo/ Montagem – RD1)

Crítico da Globo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) debochou da emissora carioca ao falar sobre o SBT ter garantindo os direitos de transmissão da Copa América, que acontecerá neste ano. O político ainda culpou o Governo Bolsonaro pela “quebra” na líder em audiência da TV aberta.

“Além de demitir estrelas, ficar sem a Fórmula 1 e várias outras atrações, a Globo já havia perdido a Libertadores e a Champions League para o SBT. Agora a Copa América também vai para o rival…”, iniciou o filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O deputado seguiu: “Será que o dinheiro público que @JairBolsonaro cortou faz falta para a #GloboLixo?”.

Eduardo Bolsonaro ainda postou uma imagem em que aparece Silvio Santos dando risada na frente de um cano de esgoto que é representado pela logomarca da Globo. “Globo lixo derrete. Após perder direitos da Libertadores e da Champions League, Globo também perde a Copa América para o SBT“, diz o texto da montagem.

Inimiga do presidente, a emissora carioca, no entanto, tem conseguido se livrar das dívidas, mesmo com a pandemia da covid-19.

Em março, a Globo divulgou os resultados financeiros referentes ao ano passado e mostrou que conseguiu uma receita líquida de R$ 12,523 bilhões, ou seja, uma queda de 11% na receita líquida, quando comparada ao ano anterior. Em 2019, o Grupo Globo conseguiu faturar R$ 14,1 bilhões em receitas publicitárias.

De acordo com reportagem do Valor Econômico, o grande peso dessa redução deve-se à queda em investimentos publicitários no ano passado. A crise em diversos setores da sociedade fez com que a arrecadação publicitária da empresa de comunicação (que corresponde a 60% da receita total) tivesse uma perda de 17%.

A receita da Globo com conteúdo, incluindo o faturamento proveniente de programação e assinaturas, que corresponde aos 40% do faturamento, foi de R$ 5,032 milhões no ano passado.

Apesar dessa perda de bilhões no quesito publicidade, a empresa conseguiu escapar do prejuízo. A conquista foi feita através de cortes de gastos, demissões, renegociação de contratos, rescisão de acordos de grandes eventos de futebol e também por causa do crescimento do Globoplay.

A emissora carioca, por exemplo, rescindiu o contrato com a Conmebol e deixou de ter uma despesa de US$ 60 milhões (R$ 342,9 milhões) por ano pelos direitos da Libertadores, campeonato que atualmente está fechado para ser exibido no SBT.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]