Circula nas redes sociais um vídeo alterado em que colocada Renata Vasconcellos como portadora de uma notícia avassaladora: Elon Musk é o novo dono da Globo. A mentira tem ganhado cada vez mais força nas redes sociais.
A publicação é uma sátira. Ela garante que o bilionário Elon Musk é detentor de 99% das ações do Grupo Globo. O post chega a alterar um trecho do Jornal Nacional e manipular a voz da âncora do telejornal para dar veracidade ao conteúdo falso.
Divulgado no TikTok, o conteúdo insere um áudio mentiroso. “Ele comprou mais de 99% das ações da empresa Roberto Marinho, que controla o cidadão antes de votar”, informa.
O vídeo original está disponível no Globoplay desde o dia 4 de abril de 2022, onde Renata Vasconcellos fala na verdade na negociação do empresário para a compra do Twitter.
Elon Musk poderia adquirir mais de 100% da Globo?
Mesmo diante da deep fake, o público tem comprado a ideia que a Globo tem novo dono. Até o momento, o vídeo tem mais de 1,1 milhão de visualizações, 36,4 mil curtidas, 17,1 mil compartilhamentos e mais de 4 mil comentários.
Mesmo com o desejo genuíno de Elon Musk de adquirir a Globo, isso não seria possível. A Constituição Brasileira proíbe a participação total de estrangeiros em veículos de mídia do Brasil, de acordo com o Art. 222 da legislação.
Mais recentemente, uma emenda constitucional, de maio de 2002, permite que pelo menos 70% do capital total e do capital votante das empresas necessariamente precisa pertencer, de forma direta ou indireta, a brasileiros natos ou naturalizados há mais de 10 anos.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].