Em 2020, Globo pediu perdão e tentou negociar a Copa América com a Conmebol

Globo
Galvão Bueno é o principal narrador da Globo; canal tentou negociar a transmissão da Copa América (Imagem: Reprodução / Globo)

Desde o momento que a Conmebol anunciou a Copa América no Brasil após cancelamentos na Colômbia e na Argentina, a Globo usou o seu arsenal para críticas duras contra a realização da competição. No entanto, o mesmo canal negociou com a entidade a compra do torneio em 2020.

De acordo com as informações do Notícias da TV, o canal carioca tentou mais de uma vez transmitir o torneio de seleções. Antes do início das negociações, o grupo de comunicação enviou os seus principais executivos para a sede da Conmebol, no Paraguai.

Jorge Nóbrega, presidente executivo da Globo; Paulo Marinho, diretor dos canais Globo; e Pedro Garcia, diretor de aquisição de direitos, foram até Luque, na região metropolitana de Assunção, na sede da entidade, para tentar convencê-los a desistir do processo de rompimento do contrato da Libertadores.

Em 2020, por causa da pandemia do coronavírus, a Globo rasgou o contrato com a Conmebol. O SBT conquistou o direito pelo torneio entre times mais importante da América do Sul, assim como a Copa América.

Ainda de acordo com a reportagem, a emissora da família Marinho tentou negociar o pedido de perdão e, de forma antecipada, os direitos da Libertadores de 2023 a 2025, que só serão licenciados em 2022.

Narradores e comentaristas do canal se mostraram contra a Copa América. Luís Roberto desabafou sobre o assunto ao vivo no SporTV, o canal de esporte do grupo. “Isso é uma vergonha. Essa Copa América já não deveria ser realizada. A pandemia interrompeu várias competições mundo afora. Neste momento, é só mais um torneio caça-níquel”, atacou.

Galvão Bueno, no Bem, Amigos!, deu sua opinião contra a volta do futebol na pandemia.“Quando o futebol brasileiro voltou no ano passado, eu fui contra. Quando voltou a Copa do Brasil no ano passado, produto nosso, eu fui contra. Por que então eu iria transmitir o jogo na sexta-feira? Fiz e fiz com uma felicidade de fazer um jogo do Brasil, mas também disse e disse na transmissão que, por mim, não estaria fazendo hoje, estaria fazendo mais à frente”, comentou.

Em nota, a Globo afirmou: “Não é verdade que a Globo se opõe à realização da Copa América ou de qualquer outra competição esportiva. Nosso posicionamento sempre foi o de priorizar a saúde e a segurança das nossas equipes e dos atletas, respeitando as orientações e protocolos das entidades de saúde e dos organizadores”.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›