Em 6 anos, Globo acumula mais de 1000 denúncias por assédio

Globo

Globo tem centenas de denúncias por assédio sexual e moral em 6 anos (Imagem: Reprodução / Globo)

A Globo registrou mais de 1.000 denúncias de assédio de 2017 para cá. O número exorbitante foi alcançado até 2022, pois os casos de 2023 não foram computados oficialmente pelo Ministério do Trabalho do Rio de Janeiro.

Em números totais, 1.100 casos foram iniciados após denúncias de funcionários e colaboradores, sendo 900 por assédio moral e 100 por assédio sexual, de acordo com as informações do jornalista Ricardo Feltrin, do site Ooops!.

Principal canal de TV do país, Globo acumula denúncias dentro de vários departamentos em apenas 6 anos

Em resumo, o Grupo Globo, líder de audiência, recebeu uma denúncia para cada 10 funcionários. Os principais casos de assédio sexual saíram do núcleo de Teledramaturgia, em especial contra jovens atores gays.

Ainda de acordo com a reportagem, alguns funcionários tentavam levar atores e atrizes heterossexuais para o famoso teste do sofá. Vale lembrar que a emissora carioca não é a única a ser alvo de denúncias do gênero. Trata-se de algo visto em outros canais.

Entre os exemplos mais chocantes, uma profissional chegou à Globo em São Paulo para uma vaga como engenheira de sistema de TV II, responsável por transmissões de telejornais, programas de esportes e eventos especiais.

Depois da realização do sonho, veio o pesadelo. Um colega de trabalho produziu falas absurdas e fora do tom para um ambiente de trabalho como “uma mulher gostosa como você, com esse bundão, não tem como ficar sozinha”.

A mesma funcionária foi submetida a outro momento de terror, praticado por outro colaborador, que colocou a mão em seu corpo, sem consentimento, e avisou que ninguém acreditaria nela caso falasse a verdade.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].