Agosto passou e mais uma vez a TV aberta obteve o lugar mais alto do ranking de audiência. Nos 31 dias do mês, canais como Globo, Record e SBT garantiram os maiores índices. A TV paga, por sua vez, se manteve à frente do streaming.
VEJA ESSA
Mesmo com acesso ao streaming, TV por assinatura e internet, o telespectador deu à TV aberta a liderança, segundo dados obtidos pelo RD1, com 63% de participação (número de televisores ligados). Ou seja, de 100 aparelhos, cerca de 63 estavam sintonizados nos canais.
A TV por assinatura, com mais de 60 emissoras disponíveis em solo brasileiro e com os maiores deles ligados à Globo, como SporTV, Viva, GloboNews e Multishow, acumulou 9,8% de público. Sozinha, a Netflix somou 3,9%.
Como um todo, as plataformas digitais abocanharam 6,1% do bolo de audiência no oitavo mês do ano, pouco mais de 3 pontos percentuais atrás da mídia rival.
Com TV aberta distante na audiência, YouTube passa a perna no streaming e no pay TV
O YouTube seguiu na ponta da tabela sem levar em consideração a TV aberta. Com 16,3% de share, o site de vídeos do Google obteve mais um mês na vice-liderança do ranking aferido pelo Ibope.
De volta ao mundo do streaming, o Globoplay passou longe da Netflix em agosto, com míseros 0,9% de televisores sintonizados, antes 0,7% do Prime Vídeo, 0,3% da HBO Max e 0,3% da Twitch.
Os dados são consolidados pelo Ibope.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].