Tiago Leifert usou o Instagram para um desabafo que chamou a atenção de famosos. O apresentador do BBB 2020 criticou os sites que propagam manchetes tendenciosas e que usam das redes sociais como arma para pesquisas. O vídeo já rendeu quase 2 milhões de visualizações.
VEJA ESSA
“Quando aparecem manchetes em todos os lugares do tipo, ‘web detona não sei quem’, ‘internautas pedem não sei o que lá’, Twitter diz não sei o que’, esse tipo de manchete tem um problema gravíssimo”, afirmou.
Para o contratado da Globo, “além de assassinar o bom jornalismo, ele assassina também a matemática, a estatística e o bom senso”. Para exemplificar, Tiago tomou como exemplo o Brasil e sua população, de 200 milhões e os total de usuários no Twitter, 12 milhões.
“Tem 60 mil tuítes dizendo, ‘cala a boca fulano’. Se tem 12 milhões de usuários, não é nada, é menos de 1%. Como pode isso virar manchete em um portal enorme ou em uma arrobinha no Instagram?”, perguntou. “Para ‘internautas pedem não sei o que’, precisaria de pelo menos de 6 milhões mais um”, alfinetou.
“Obrigado!”, agradeceu Thiaguinho. “Você é um divo da internet”, afirmou Ana Clara Lima. “Genial! Obrigada por avisar a galera”, aprovou Fernanda Souza. “Simples assim”, resumiu Vivian Amorim.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Portais e arrobas assassinam o jornalismo e a estatística levando a sério hashtags
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].