A disputa na Justiça com a Globo não impediu a Fifa de colocá-la no topo da lista de suas maiores parceiras no mundo durante a Copa do Mundo 2018. Um documento enviado pela entidade máxima do esporte colocou o canal brasileiro como o que teve a maior média de audiência entre todas as emissoras do mundo.
VEJA ESSA
No relatório enviado a seus filiados, a Fifa afirmou que o canal da família Marinho atingiu média de 23,7 milhões de espectadores por hora. A russa Channel One apareceu num distante segundo lugar com 14,3 milhões de público. A média foi feita com base em jogos transmitidos ao vivo, mas também reprises e programas que noticiaram a copa.
Os dados foram obtidos por agências oficiais dos países com a ajuda da Publicis Media Sport & Entertainment (PMSE), empresa especializada em relatórios sobre o alcance de eventos desportivos, e reunidos pelo departamento da federação internacional que vende os direitos de transmissão. As informações são de Marcel Rizzo, do UOL Esporte.
A informação veio à tona em meio ao clima de tensão entre as partes. Por causa da pandemia, a Globo reavaliou seus acordos e conseguiu na Justiça do Rio de Janeiro a suspensão do pagamento pelo contrato pelos direitos de transmissão de torneios da Fifa, válido entre 2015 e 2022, por causa da pandemia. No entanto, a Fifa decidiu recorrer da decisão.
O valor causador do imbróglio faz referência à parcela anual do acordo de US$ 90 milhões (R$ 493 milhões, no câmbio atual). O pagamento deveria ter sido feito até o último dia 30 de junho.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.