Em livro, Ana Paula Araújo relata abuso que sofreu em ônibus

Ana Paula Araújo
Ana Paula Araújo relatou abuso que sofreu em ônibus (Imagem: Reprodução / Globo)

Ana Paula Araújo lançou, recentemente, um livro sobre a cultura do estupro. Na publicação, a apresentadora do Bom Dia Brasil, da Globo, relatou que perdeu a conta das vezes em que foi apalpada em locais lotados.

Uma das situações que a jornalista lembrou aconteceu quando ela tinha 18 anos. Ela estava saindo da faculdade, no Rio, rumo à casa da tia, quando acordou no ônibus com a mão de um passageiro em sua coxa. O rosto do homem ainda estava quase colado ao seu.

“Foi um dilema por meses. Ficava pensando se deveria contar alguma experiência pessoal, até que ponto iria me expor, porque não é um livro sobre mim. Mas, ao mesmo tempo, não queria que pensassem que não sabia sobre o que estava falando, num momento em que disse que todas as mulheres passam por isso”, disse ela ao UOL.

Ana Paula Araújo acrescentou: “Contei esse episódio porque é bem trivial na vida de todas as mulheres que usam o transporte público ou por aplicativo. Até apresento uma pesquisa (feita pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, em 2019) que mostra que 97% das mulheres entrevistadas passaram por assédio ou abuso no transporte público somente nos três meses anteriores ao início da enquete”.

Mãe de uma adolescente de 14 anos, a âncora ainda falou sobre como aborda o assunto assédio com a filha. “É um papo bem franco e aberto. A gente sempre conversou muito, de acordo com a idade dela. Desde pequena, sempre ensinei que, nas partes íntimas, ninguém pode ficar tocando. Que, para ajudar na higiene, tem que ser alguém de confiança, como a mamãe e o papai”, afirmou.

“E ela acompanhou de perto todo o processo do livro. Por mais que ela não tenha lido, porque achei muita coisa pesada, contei para ela algumas situações que podiam servir de esclarecimento, especialmente o de que a vítima nunca é culpada. A informação protege a criança”, completou.

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.