A Globo promoveu, na última segunda-feira (17), uma importante alteração em sua grade matutina. O “Bem Estar”, que enfrenta problemas de audiência, perdeu cerca de 10 minutos para o “Mais Você”, de Ana Maria Braga. A atração de Fernando Rocha e Mariana Ferrão vem sendo cercada de boatos sobre sua extinção – acentuados devido à suspensão de sua exibição na Bahia, onde a Record lidera durante praticamente todo dia.
Consultada pelo RD1, a Comunicação da Globo informou que “por decisões estratégicas de programação, desde segunda-feira, o ‘Bem Estar’ passou a ser exibido às 10h20, ficando no ar por 30 minutos e compondo a grade das manhãs da Globo com informações sobre saúde, qualidade de vida e transformações nos ambientes de casa e do trabalho”.
A mudança se dá dias após à chegada de Mariano Boni ao setor “entretenimento com entrevistas”, que hoje abrange atrações antes a cargo de Boninho – como o “Mais Você”, o “Encontro” com Fátima Bernardes e o “Vídeo Show”. O “Bem Estar”, que até 30 de novembro pertencia ao núcleo de jornalismo, agora está também sob o guarda-chuva do entretenimento – o que implica, por exemplo, na possibilidade de executar ações de merchandising na atração.
O “Bem Estar” estreou em fevereiro de 2011, sendo o primeiro programa totalmente HD do Jornalismo. Além de Fernando Rocha e Mariana Ferrão – que, constantemente, saem do estúdio para a realização de matérias especiais –, o programa conta com um time de consultores e repórteres. Na Bahia, a faixa dedicada ao formato foi coberta pelo “Encontro” e pelo jornal local.
Globo agenda estreia de “Cordel Encantado” em “Vale a Pena Ver de Novo”
“Cordel Encantado” (2011) volta ao ar, via “Vale a Pena Ver de Novo”, na Globo, em 14 de janeiro. Até o dia 18, a novela de Duca Rachid e Thelma Guedes dividirá a faixa com os últimos capítulos de “Belíssima”, de Silvio de Abreu, repetindo o esquema adotado desde 2014 – comum em substituições no SBT e na Record. Com o título, a Globo espera, assim como parece ser o caso da redução do “Bem Estar”, reverter a queda de audiência das tardes.
O regresso de “Cordel Encantando” era aguardado há tempos. Afinal, o folhetim acumulou 25,9 pontos de média-geral; trata-se da segunda maior audiência da faixa das 18h nesta década, atrás apenas de “Eta Mundo Bom!” (2016), com 27,1. Agora, a trama terá que elevar os índices do “Vale a Pena Ver de Novo”: “Belíssima” registra, até o momento, 13,8 pontos, tal qual “Celebridade” (2003); as mais baixas do horário desde “Cobras & Lagartos” (de 2006, reapresentada em 2014, com 12,4 de média).
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.