A última quarta-feira (18) foi marcada por protestos contra e a favor do presidente Jair Bolsonaro, e ambos foram noticiados pelo Jornal Nacional.
VEJA ESSA
No entanto, a disparidade presente no tempo de exposição e no tratamento dado a cada protesto chamou a atenção do público.
Ao noticiar o “panelaço” contra Bolsonaro, o JN dedicou dois minutos e vinte e seis segundos ao registro de imagens de diferentes cidades. A título de comparação, o tempo dedicado à manifestação Anti-Bolsonaro foi mais do que o dobro do dedicado ao “panelaço” contra a ex-presidente Dilma Rousseff.
No dia 06 de agosto de 2015, o Jornal Nacional exibiu uma reportagem de um minuto e dezenove segundos sobre um “panelaço” realizado durante o programa eleitoral do PT. Já em 16 de março de 2016, outro “panelaço” anti-Dilma foi abordado pelo JN por um minuto e onze segundos.
Coincidências ou linha editorial?
Ainda na edição de quarta-feira o telejornal citou um novo “panelaço”, desta vez realizado por apoiadores de Bolsonaro. Este, porém, mereceu apenas quarenta e oito segundos de imagem, menos de um terço do tempo dedicado ao “panelaço” anterior.
William Bonner ainda fez questão de acentuar que as panelas a favor de Bolsonaro soaram “em número bem menor”, mesmo que o presidente tenha “divulgado por duas vezes o horário para o qual o ato estava marcado”.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.