Em novo estudo, TV aberta e TV paga têm alcance impressionante no país

Paulo Carvalho

15/03/2023

TV aberta

TV aberta e TV paga têm porcentagem impressionante de público e deixa plataformas de streaming para trás (Imagem: Reprodução / Globo)

Um novo estudo sobre o consumo do brasileiro mostrou a verdadeira força da TV aberta na comparação com a TV paga e com o streaming, que ganhou espaço na medição diária da Kantar Ibope Media em 2023 e mostrou a Netflix na ponta entre as plataformas.

Com a abrangência da audiência na TV, celular, tablete e computador, na média 24 horas, 84,8% dos espectadores estão vendo algum conteúdo pela TV aberta ou paga.

Dentro do número, 73% estão em canais como Globo, Record, SBT, Band e RedeTV!, enquanto 11,8% na TV por assinatura, segundo o jornalista Ricardo Feltrin, do UOL. Vale ressaltar que a TV linear ganhou força no início da pandemia, mas a audiência caiu nos últimos dois anos.

A porcentagem dá mais um exemplo do poder da televisão na casa do telespectador, seja pelo celular, tablet ou computador. A medição conta com amostras das 15 maiores regiões metropolitanas do país, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Manaus, entre outros.

YouTube e Streaming lutam no final do ranking

Mais atrás, o YouTube garantiu um espaço importante na vida do brasileiro, com 8,7% na TV e 16,6% na soma de celular, tablete e computador. O Streaming possui 6,5% na primeira parte do estudo, e 7,1% com todos os aparelhos envolvidos.

Confira o ranking completo do novo estudo da Kantar Ibope Media:

  • TV aberta e paga – 84,8%
  • YouTube – 8,7%
  • Streaming – 6,5%

Medição com todos os aparelhos (celulares, tablets e computadores):

  • TV aberta e paga: 76,3%
  • YouTube: 16,6%
  • Streaming: 7,1%
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Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].