A reprise de Terra Prometida tem sido um grande sucesso de audiência nas tardes da Record. No entanto, em plena reta final, a novela acabou alvo de uma decisão do Governo Lula.
O Ministério da Justiça decidiu reclassificar radicalmente a trama bíblica. A pasta decidiu atribuir a classificação indicativa de “não recomendado para menores de 16 anos”.
Terra Prometida, cabe ressaltar, vinha tendo uma classificação liberada para maiores de 12 anos. A mudança foi exigida pelo Governo Lula em função de “temas sensíveis e violência”.
De acordo com o Diário Oficial da União, o MJ ainda recomendou a exibição do folhetim protagonizado por Sidney Sampaio, Thaís Melchior e Paloma Bernardi a partir das 22 horas, quando apresentado em TV aberta. A história, porém, é levada ao ar sempre por volta das 15h30.
Terra Prometida é fenômeno de audiência e já tem substituta definida
Nas últimas semanas, embalada pelo Balanço Geral SP, a novela bíblica tem garantido boa audiência, na Grande São Paulo.
Na última quarta-feira (15), por exemplo, Terra Prometida bateu recorde de audiência pelo segundo dia consecutivo: 7,2 pontos. No dia anterior, alcançou 7,0 pontos.
A partir do próximo dia 27, porém, o público passará a ver Apocalipse. A escolha preocupa parte da direção, já que a história passou muito longe de ser um sucesso no Ibope na sua exibição original, em 2017, e na reprise de 2020.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]