O SBT Santa Catarina divulgou uma nota de repúdio na última semana, em resposta ao anúncio no qual a RIC TV, afiliada da Record, usa de material gráfico do canal ligado a Silvio Santos para desmentir dados de audiência – que não tinham nada de inverídicos, já que o Kantar Ibope Media, responsável por aferir os índices, atesta a vice-liderança do SBT no estado.
“No afã de deslegitimar a vice-liderança do SBT SC, a emissora concorrente utilizou artifícios condenáveis, maculando a figura do comunicador Silvio Santos, maior apresentador do país, atrelando sua imagem à prática de fake news. As fake news têm se mostrado extremamente danosas à sociedade, ameaçando inclusive a democracia em alguns países”, afirma a emissora.
“Associá-las ao trabalho de dezenas de profissionais sérios e do maior nome da comunicação brasileira é uma verdadeira afronta ao mercado da comunicação como um todo”, condena o comunicado, que ainda exalta a ética, seriedade e profissionalismo do SBT SC, bem como sua boa relação com o mercado publicitário. Diante da polêmica, o Kantar Ibope Media também emitiu nota.
O instituto afirma que o anúncio do SBT “se encontra dentro dos padrões estabelecidos na Norma de Divulgação da Kantar Ibope Media, com as informações corretas, de acordo com os dados contidos nas fontes ali mencionadas”. Ou seja: é vice-líder em Chapecó, Lages, Criciúma, Florianópolis, Blumenau e Joaçaba, diferente do que a RIC TV / Record tentou induzir público e mercado a acreditar.
Saiba Mais:
Rachel Sheherazade grava novo programa do SBT e faz mistério
Preso em ação da PF contra pedofilia, humorista do “Pânico” ataca a Record
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.