Empresa de Xuxa vai arcar com indenização após acusação de plágio (Imagem: Reprodução / Globo)
Uma empresa de Xuxa foi condenada em uma ação milionária após ser acusada de ter se apropriado de personagens infantis.
VEJA ESSA
Segundo informações do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, a marca Xuxa Promoções e Produções, que pertence à apresentadora, vai precisar pagar mais de R$ 40 milhões.
A condenação por plágio foi feita no desenho A turma do Cabralzinho e a disputa já dura há 20 anos. A acusação se originou com o publicitário Leonardo Soltz.
O mineiro alegou que a empresa da ex-rainha da Globo plagiou seus personagens relacionados aos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil.
Nesta quarta-feira (13), a Justiça do Rio homologou a decisão. A quantia foi revelada depois de ter sido feito um cálculo após uma perícia.
Empresa de Xuxa sofre perda milionária na justiça
Para chegar nos R$ 40 milhões, foi levado em conta a tiragem da revista publicada, reprodução de imagens e outros ganhos com o uso das personagens.
A causa, então, foi ganha por Leonardo Soltz os advogados Ricardo Loretti, Lívia Ikeda e Antônio Ferraço, do Sergio Bermudes Advogados, além do escritório Weikersheimer e Castro. A decisão, no entanto, cabe recurso.
Segundo a defesa do reclamante, a empresa da mãe de Sasha Meneghel deu uma negativa em 1998, quando foi apresentado um material explicando a idealização do projeto. No ano seguinte, a marca criou personagens semelhantes e passou a lucrar com eles.
Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.