Empresária em Cara e Coragem, Claudia di Moura destaca representatividade negra na TV

Claudia di Moura
Claudia di Moura vive a empresária Martha em Cara e Coragem (Imagem: Reprodução / Globo)

Intérprete da Martha em Cara e Coragem, Claudia di Moura vive uma empresária na atual trama das 19h da Globo. Dando uma vida à uma mulher negra em papel de poder, a atriz celebrou a representatividade.

Essa é a dimensão qualitativa da representatividade. Queremos não apenas ser vistos, mas também escolher de que modo somos vistos“, destacou a artista, em conversa com a revista Contigo!.

Queremos mais atores negros em tela, mas também em papéis que não reiterem estereótipos racistas e que sirvam de referência construtiva”, pontuou a global, que em Segundo Sol deu vida a uma empregada doméstica.

Claudia explicou que isso não significa que atores negros devam sempre fazer papéis de mocinhos: “Queremos personagens complexos, mas não mais submissos, não mais escravizados”.

“Não queremos nossa existência condicionada a uma situação de vulnerabilidade social e de subserviência em nenhuma esfera, mesmo que na ficção“, esclareceu.

Em seguida, Claudia di Moura ainda exaltou a representatividade negra e feminina que o folhetim está trazendo.

“Cara e Coragem definitivamente é uma obra feminina, escrita, dirigida, produzida e protagonizada por mulheres“, analisou.

“Isso é uma conquista histórica e exemplar, resultado de uma luta centenária contra o machismo que domina os meios de produção”, declarou.

Claudia di Moura fala sobre a realidade

Apesar de existirem diversos atores muito bem sucedidos, viver de arte no Brasil pode ser bem desafiador. Questionada se já enfrentou dificuldades por causa da profissão, a famosa lembrou o que passou.

“Fama e glamour nem sequer fazem parte da vida da maioria dos artistas brasileiros, que lutam diariamente por subsistência e dignidade, especialmente quando não se é branco”, destacou.

“Já tive, sim, dificuldades ao longo da carreira, mas meu empreendimento em moda impediu que, em momentos de crise, eu fosse refém de projetos que não condizem com a minha verdade“, pontuou.

“Só assim eu pude me manter no controle da minha carreira de atriz e torná-la muito coerente e consistente“, completou.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.