A encruzilhada do Fofocalizando no SBT

Fofocalizando
Gabriel Cartolano, Mara Maravilha, Leão Lobo e Lívia Andrade no Fofocalizando (Imagem: Reprodução / Instagram)

O Fofocalizando está numa encruzilhada em sua história. Criado por Silvio Santos para ser um programa de fofocas com bom ibope, o título só teve tal audiência quando passou a ser veiculado logo depois da atração de Fabíola Reipert na Record.

Feito isso, o vespertino passou a outra fase, que deveria ser um galope no Ibope e uma consolidação na programação. Mas infelizmente não foi o que houve. O Fofocalizando erra em formato e escalação de personagens.

Cada um ali representa um personagem perante a dona de casa, que é quem determina o ibope da TV aberta naquele horário. O programa se perde em vídeos longos e sem atrativos, além de assuntos desinteressantes.

Mas tem coisa pior. Falta ao Fofocalizando um comandante de palco. E dentro do SBT só tem um nome capaz de fazer essa tarefa. O nome é Marcão do Povo, que tem vigor, sabe falar com as donas de casa e agradar ao seu público.

Lívia Andrade é uma boa menina, sabe criar polêmicas em bancadas mas está longe de ser comandante de programa. Marcão saberia com certeza pôr ordem ali dentro, criar situação de briga entre os participantes e cortar a palavra de todos quando fosse necessário.

Eu até apostaria que com Marcão no comando o Fofocalizando manteria os 7 de ibope, coisa muito longe nos dias atuais. Mas tudo isso só acontece se e quando Silvio Santos quiser.

Tem até outras coisas que poderiam ser agregadas com eficácia, mas isso já é uma outra história. Se Silvio entender que Marcão é a pessoa certa já estaria no caminho adequado. E tem um caso que precisa ser abordado aqui porque só está causando polêmica desnecessária no SBT.

As redes sociais não têm influência no ibope da TV aberta. Então os perfis que criam notas a favor ou contra Mara Maravilha e Lívia Andrade só servem para fazer polêmica na web. O ibope é decidido pelas donas de casa com mais de 50 anos que sequer entram na internet.

Quem sabe um dia o SBT entenda isso e não dê tanta importância aos palpites de redes sociais para escalar as pessoas para seus produtos.


Tiago Mind é um famoso e icônico crítico e profissional de TV. Mantém sua identidade oculta para preservar fontes.

*Suas opiniões não refletem, necessariamente, a posição do RD1.

WordPress Lightbox