Equipe da Globo é ameaçada e hostilizada durante manifestação de policiais

Globo

Repórter e cinegrafista da Globo foram hostilizados em manifestação (Imagem: Reprodução / Twitter)

Uma equipe da Globo Minas foi hostilizada e até ameaçada enquanto se preparava para cobrir uma manifestação das forças de segurança de Minas Gerais. Os profissionais da imprensa sofreram diversas ameaças e intimidações.

Segundo informações do Splash, o repórter cinematográfico e o jornalista André Junqueira deixaram o local em que policiais pediam reajuste salarial, em Belo Horizonte.

Em vídeo publicado no Twitter, é possível ouvir insultos direcionados ao repórter da Globo: “Sai daqui filho da p***”, “Filma o [governador Romeu] Zema lá”, “Vai filmar a casa do c******”, foram alguns deles.

André Junqueira chegou a disparar a um manifestante, que estava gravando a cena: “Não deixa acontecer isso não, vocês são policiais”. “Aqui é manifestação de polícia, não tem bandido no nosso meio não”, respondeu uma mulher.

Um homem chegou a questionar o profissional da imprensa sobre o que a equipe estava fazendo no local e, antes de André terminar de responder, o manifestante falou com grosseria: “Não, não. Não veio cobrir nada não. Processa todo mundo então que está fazendo isso. Nós também estamos trabalhando”.

“Nós é que damos a segurança para vocês. Na hora que você sofre um acidente, nós que vamos resgatar você”, continuou ele.

Outra pessoa ainda pergunta novamente sobre o Junqueira estava fazendo no local e uma voz masculina respondeu: “Fazer merd*. A Globo só faz merd*. A Globo só faz merd*. Se não fosse manipuladora, não teria nada disso. Aqui não. Fora, fora, fora”.

Repúdio por ato contra a Globo

A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e o SJPMG (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais) divulgaram repúdio “às violências verbais e ameaças praticadas por policiais militares e civis e por bombeiros contra uma equipe da Rede Globo, durante manifestação das categorias”.

“As entidades prestam solidariedade ao jornalista e ao repórter cinematográfico, que tentavam cobrir a manifestação quando foram ofendidos, ameaçados e perseguidos, até serem expulsos por um grupo de manifestantes. É necessário que as autoridades tomem providências para garantir a liberdade de imprensa”, complementa a nota.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]