Equipe da TV Brasil se irrita após Governo Bolsonaro comprar novela da Record

TV Brasil

Bianca Rinaldi no papel-título de A Escrava Isaura; novela vai ser exibida na TV Brasil (Imagem: Divulgação / Record)

O horário de Os Dez Mandamentos, da TV Brasil, passou a ser de outra novela da Record desde quarta-feira (12). A Escrava Isaura, exibida originalmente em 2004 entrou no ar depois de mais uma negociação envolvendo a EBC, do governo federal, com a TV do bispo Edir Macedo.

Segundo informações da jornalista Patricia Kogut, do jornal O Globo, a negociação e a confirmação da estreia da novela de época ligada ao canal fiel ao presidente Jair Bolsonaro (PL) têm provocado irritação entre os funcionários.

As equipes estão nervosas com o aparelhamento e com os favorecimentos na emissora. Tanto que apelidaram o horário da novela bíblia e de A Escrava Isaura como “a faixa da Record”.

Ao mesmo tempo, para o controle de danos, a TV Brasil tem um pessoal dedicado unicamente a controlar as redes sociais, apagando comentários polêmicos e depreciativos.

Polêmica envolvendo a TV Brasil e compra de novela

Segundo informações publicadas no Diário Oficial da União em 30 de março, o valor de R$ 3,2 milhões para adquirir os direitos de exibição da novela Os Dez Mandamentos é “licenciamento dos direitos de exibição da obra audiovisual” e tem duração até 15 de novembro de 2022.

Uma análise feita pela Ouvidoria Cidadã concluiu que a decisão da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vai contra a Constituição ao “colocar o sistema público como auxiliar na divulgação de um único olhar sobre a religiosidade”.

O documento cita o dinheiro gasto pela instituição para a aquisição e menciona “a reprodução de conteúdos já reprisados pelos menos quatro vezes”.

Os Dez Mandamentos conta com 176 capítulos em sua primeira temporada e outros 66 na segunda, totalizando 242 episódios.

A TV Brasil é considerada uma TV bolsonarista, muito além de um canal direto do Palácio do Planalto com a população. A situação é vista como alarmante no que diz respeito ao conteúdo, que deve ser para todos e não apenas para uma parcela da situação.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.