Érico Brás prepara livro com relatos sobre racismo e repressão policial

Érico Bras
Érico Brás vai narrar suas experiências com o racismo e repressão policial (Imagem: Divulgação / Globo)

Érico Brás está preparando um livro com suas experiências com o racismo e repressão policial. O material, cujo título segue sob sigilo, tem previsão de lançamento para dezembro de 2020. As informações são do F5.

Vou falar sobre a minha trajetória e principalmente a relação que eu tenho com o sistema policial no país“, disse ele, antes de contar sobre a única vez que quase foi preso apenas por responder ao policial sobre qual era a sua profissão durante uma abordagem policial.

Um policial me parou e perguntou: ‘Você é o que?’. E respondi que era artista. Ele falou bem assim: ‘Tá de sacanagem com a minha cara?’. Foi desse jeito que quase fui preso“, narrou.

Apesar de agora ser famoso e muito bem sucedido, Érico reconhece que a sua trajetória até aqui não foi nada fácil. “Todo artista é um comunicador, emissário de mensagens, e eu sabia que não era um emissor qualquer. Eu era um artista negro. Isso me fez entender uma coisa muito grande e depois transformar em um livro. Mas foi difícil assim como é para qualquer jovem negro que quer ser artista“, garantiu.

Em meio a tantos protestos e mobilizações antirracistas mundo afora, Érico deu sua opinião sobre a participação dos brancos nessa iniciativa. “Elas [pessoas brancas] precisam entender que nós pedimos apenas apoio na nossa luta, não protagonismo. É preciso que elas deem a vez e se auto questionem: ‘A moça que trabalha na minha casa, que é doméstica, é negra por que?’“, indagou.

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.