Esforço financeiro da Globo encerrou guerra judicial com a Conmebol

Globo
Globo fecha acordo com a Conmebol e encerra crise com a entidade (Imagem: Reprodução / Globo)

O acordo entre Conmebol e Globo vem em um momento de bastante relevância para a disputa dos direitos de transmissão da Libertadores a partir de 2023. O desejo da emissora carioca em reaver o campeonato é o grande responsável pela nova fase com a entidade.

Com os preparativos para a nova leva de contratos e a iminente briga pelos direitos da Libertadores, segundo o UOL, a Globo se viu no dever de encerrar a pendenga com a Conmebol para entrar de vez na briga pela competição com o SBT e a Disney. Para tanto, a emissora fechou um acordo e pagou uma multa milionária, menos que os R$ 120 milhões de dólares exigidos pela entidade.

É de conhecimento do mercado publicitário e dos profissionais da TV que a Globo está concentrando os seus esforços para garantir campeonatos de maior relevância em sua programação, entenda-se por torneios nacionais e internacionais, como a Libertadores.

A Conmebol, por outro lado, está satisfeita com a situação, pois assim permite um novo competidor na briga pela competição sul-americana.

O SBT é o atual detentor dos direitos na TV aberta e tem gerado renda o suficiente para bater uma possível proposta da Globo. A Disney, por meio do Fox Sports, também tem dinheiro o suficiente para duelar com o Plim Plim.

Não está descartada a possibilidade da Conmebol vender jogos sem exclusividade e assim dividir o bolo de partidas da melhor maneira.

Além da Libertadores, a Globo está interessada na Copa Sul-Americana, torneio secundário da Conmebol. Com o novo formato, seis jogos estariam garantidos e com um bom número de times brasileiros na disputa pelo título.

Acordo inesperado

Em nota divulgada no GE, a alta cúpula da emissora informa que “Conmebol e Globo chegaram a um acordo e decidiram encerrar a arbitragem em curso na Suíça por conta da rescisão do contrato de direitos da Copa Libertadores de 2019 a 2022. O entendimento reforça o respeito que sempre pautou a parceria de longa data entre as instituições”.

Com as paz selada entre as partes, a Globo pode entrar na briga pelos direitos de todos os torneios produzidos pela Conmebol, desde a Libertadores, a Sul-Americana, até a Copa América.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›