A Globo tem exibido um especial diariamente com a transmissão do Carnaval em diversos cantos do país, entre eles em Salvador.
Nesta segunda-feira (12), no entanto, a reportagem acabou trazendo uma informação incorreta e deu o que falar nas redes sociais.
A situação foi protagonizada por Rita Batista, que afirmou que o Filhos de Gandhy era o bloco mais antigo do Brasil. Além disso, a emissora reforçou com uma tarja na parte inferior da tela.
“Aqui em Salvador, daqui a pouco, os Filhos de Gandhy vão passar pelo circuito da Barra-Ondina. Ontem eles saíram em Campo Grande, com uma homenagem a Caetano Veloso, invadindo a avenida com seus ijexás, colares e turbantes“, disse a jornalista.
A apresentadora do É de Casa ainda completou a informação, de forma incorreta: “Ele é o maior e mais antigo do país, fundado em 1949, por um grupo de trabalhadores do porto de Salvador. Hoje tem mais de 10 mil associados e contato“.
Web aponta erro da Globo durante transmissão
Através do X, antigo Twitter, os internautas rebateram a informação e explicaram que, na verdade, o mais antigo do Brasil é o Cordão do Bola Preta, com 105 anos.
A agremiação é considerada a mais antiga do Rio de Janeiro, mas o Zé Pereira dos Lacaios, na verdade, é o mais antigo do país e que ainda está em atividade.
O projeto surgiu em 1846, com um desfile de estreia na capital fluminense, comandado por um português que trabalhava como sapateiro. O bloco, no entanto, foi transferido para Ouro Preto.
Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.