Especialista em teledramaturgia, Mauro Alencar deixa a Globo após quase 30 anos

Mauro Alencar
Mauro Alencar deixa a Globo após longa trajetória na emissora (Imagem: Divulgação / Globo)

Responsável por diversos projetos na Globo desde 1992, Mauro Alencar deixa seu legado na emissora e parte para novos projetos pessoais. Após passar por áreas como Produção, Comunicação, Merchandising, Globo Internacional e Desenvolvimento Artístico, o doutor em Teledramaturgia decidiu seguir a carreira fora do Brasil.

Suas funções no Grupo incluíam consultoria e pesquisa para os projetos, além de aulas de teledramaturgia em oficinas promovidas pela emissora carioca. Seus trabalhos iniciaram no extinto Vídeo Show, passando pelos programas Planeta Xuxa e TV Ano 50/TV Globo 35; além de atender à equipe da Comunicação e, mais recentemente, Desenvolvimento Artístico. Além disso, contribuiu para grandes novelas da casa.

Cabe ressaltar que, nos últimos anos, ele não foi o único a deixar o plim plim. Carlos Lombardi, dono de sucessos como Uga Uga e Kubanacan, deixou a emissora após 31 anos, em 2012, e assinou na sequência com a Record, onde escreveu Pecado Mortal. Benedito Ruy Barbosa, saiu em 2016, após Velho Chico. O mesmo caminho seguiram Walther Negrão, Aguinaldo Silva e Silvio de Abreu. Porém, diferente de Mauro, esses foram dispensados.

Considerado um dos maiores especialistas em telenovelas no mundo, Alencar é doutor e mestre em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela Universidade de São Paulo (USP).

Ele estreou como colunista em 1999 com Nossa Novela de Cada Dia, na revista Minha Novela. Também redigiu, entre 2001 e 2003, para o jornal Diário de S. Paulo a coluna História da TV. Além disso, entre 2009 e 2013, assinou, com sucesso, uma coluna no portal Globo.com.

Em 2010, apresentou o Fazendo Novela, uma série de documentários no site da Globo que atingiu grande repercussão; na sequência, em 2012, Fazendo Minissérie, seguindo o mesmo formato.

Ele é autor de A Hollywood Brasileira – Panorama da Telenovela no Brasil e das adaptações para romances das novelas Selva de Pedra, O Bem–Amado, Pecado Capital, Roque Santeiro e Vale Tudo, entre outros projetos. Ainda escreveu Nívea Maria – Uma Atriz Real.

Mauro também colaborou em muitas produções literárias que falam sobre novela, como:  A Memória da Telenovela Brasileira, de Ismael Fernandes e o Dicionário da TV Globo.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›