Ex-atriz mirim, Laura Barreto vai viver vítima de estupro em Sob Pressão

Laura Barreto em Loucos por Ela e atualmente, nos preparativos para Sob Pressão (Imagem: Reprodução – Instagram / Montagem)

Laura Barreto volta à TV depois de papéis infantis marcantes como Lalit, de Caminho das Índias, e Theodora, de Loucos por Ela. Agora, aos 19 anos, mais velha e experiente, a jovem viverá Débora, personagem marcante de um dos episódios da nova temporada de Sob Pressão, encaminhada ao hospital após ser assediada sexualmente pelo avô.

Ela não assume isso com todas as palavras, mas chega grávida no hospital e fica claro que a situação é fruto do abuso que sofreu. É um baque para ela, mas o motivo para não denunciar é o mesmo de muita gente na vida real: acha que nada vai acontecer, não tem para onde ir, não tem respaldo etc. É uma história muito forte e que traz com ela uma responsabilidade“, disse em entrevista à colunista Patrícia Kogut.

A atriz analisou ainda sobre o papel social de sua interpretação: “Provavelmente, alguém que assiste está passando por uma situação como essa. Ao mesmo tempo em que precisamos mostrar para essa pessoa que existe uma solução para o problema, não podemos passar do tom. É uma linha tênue“.

Felizmente, o trabalho em Sob Pressão não reflete uma experiência pessoal da artista, mas ela acredita que todas as mulheres, guardadas as proporções, têm uma história de assédio para contar.

Seja no ambiente familiar, no trabalho ou na rua. Todas nós sabemos o medo que dá quando passamos por um lugar onde há homens e escutamos uma gracinha, um assobio. Já ouvi muito: ‘Tão bonita, porque está com a cara tão fechada?”, por exemplo. E a gente se sente acuada, não sabe como reagir, é um absurdo. Nesse sentido, acho que a minha geração se preocupa muito com esse tipo de questão“, opinou.

Laura acredita ainda que há comportamentos que, à esta altura, não são mais toleráveis. “Não dá mais para aturar esses comportamentos. Só que o caminho pela frente é longo. Não adianta dizer que é contra e não recriminar o amigo do lado se comportando mal com uma menina na festa. Quem cala consente. Temos que começar a mudança dentro do nosso círculo social“, ponderou.

Com a oportunidade, a famosa quer mostrar sua versatilidade artística. “É um papel totalmente diferente de tudo o que eu já fiz. Eu era uma criança interpretando crianças. Agora, sou um jovem adulta interpretando uma menina de 18 anos com um história de vida bem distinta da minha e uma carga emocional enorme. Considero um desafio enquanto atriz e espero que marque o começo de uma nova fase da minha carreira“, comemorou.

Por fim, a estudante de Publicidade se divertiu ao contar que as pessoas se surpreendem ao ver o quanto ela cresceu.

É muito engraçado, porque emendei um trabalho no outro e depois dei uma sumida. Entrei nas redes no final de “Louco por elas”, mas não era nada parecido com o que é hoje. Então as pessoas não me acompanharam nessa transição da adolescência para a vida adulta. Ano passado, quando reprisou a série, as pessoas me encontravam e falavam: ‘Nossa, não acredito que é você. Você é um talento, onde você estava?’. Estive aqui o tempo todo“, brincou.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›