Ex-chefão da Globo, Boni elege a melhor novela da história

Boni

Boni fala sobre a melhor novela já produzida pela Globo (Imagem: Reprodução / Globo)

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, afirmou em entrevista a Pedro Bial que Roque Santeiro foi a novela que mais marcou a história da teledramaturgia do Brasil. O folhetim de Dias Gomes (1922-1999) foi ao ar logo após o fim da Ditadura Militar, entre 1985 e 1986.

“Pelo fato de primeiro ela ser uma ópera, ela ter exageros operísticos. Essa coisa que o Dias Gomes conseguiu fazer e que nós talvez não conseguíssemos fazer na primeira versão. Quando a censura proibiu, nós olhamos para novela e vimos que ela podia dar muito mais do que aquilo”, recordou o ex-vice-presidente de operações da Globo.

“Começamos a cozinhar a novela por dez anos. Então ela estava muito rica em tudo. Com roupa, com efeitos, o Lima Duarte criando o barulho da pulseira, todas as coisas. E fomos assim até o final”, relatou.

“E ela tinha ingredientes, diversos ingredientes do cinema, que sem que as pessoas tivessem percebido, nós transportamos para dentro da novela. Inclusive, o final é o final de ‘Casablanca’ (Michael Curtiz, 1942). O sujeito ajuda a mulher a ir embora com o rival. Sejam felizes”, contou.

Segundo Boni, “a novela foi impecável porque ela tinha emoção e tinha um humor intenso”, mas ponderou: “Mas que nunca conseguiu se sobrepor a personagem humano, ao personagem caricato, ao vilão. Tudo estava lá, mas tinha um tom de humor que estava acima de tudo isso”.

O ex-chefão da Globo explicou o motivo do sucesso das novelas brasileiras em todo o mundo. “A novela brasileira conquistou o mundo porque ela era diferente da novela mexicana ou do soap opera americano. É o fato de você passar a conviver com as pessoas como se elas fossem seus amigos, parte de sua família. Novela boa é novela que tem grandes personagens, que você se apaixona ou odeia. E é um gênero extremamente interessante”, considerou.

Boni falou sobre reality show, não escondeu suas críticas, mas elogiou o trabalho do filho, Boninho, na direção do BBB. “É mais uma prova de que o importante são as pessoas, a vida de cada uma delas e não o que elas fazem. Porque no reality show, elas não fazem nada. Aquele joguinho lá não acontece coisa nenhuma. Eu prefiro um texto do Dias Gomes do que ouvir o que aqueles caras estão dizendo. Mas eu entendo que é uma coisa de sucesso, que o povo gosta e fico muito feliz do meu filho ser de todos os Big Brothers que eu conheço no mundo, o do meu filho é o melhor”, declarou.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].