Ex-chefe da Globo vira investigado após ser citado em conversas de delegado acusado de corrupção

Globo
Renata Vasconcellos e Tyndaro Menezes durante premiação do Emmy (Imagem: Divulgação / Emmy)

Ex-chefe do núcleo de jornalismo investigativo da Globo, Tyndaro Menezes virou alvo de investigação por parte do Ministério Público do RJ por suposto envolvimento com Ângelo Ribeiro de Almeida Júnior, denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro na compra de insumos médicos.

O profissional foi demitido da Globo na última terça-feira (17). Segundo o UOL, em um trecho das conversas obtidas pelo MPRJ, o ex-titular da Delegacia Fazendária do RJ diz que Menezes precisa “receber sua parte em dinheiro” apesar de “não integrar nenhuma empresa”.

Segundo o Ministério Público, Tyndaro é apresentado por Tyn no e-mail. “Mas precisei ser recepcionado pela outra ponta da operação, para com sorte, ficar com 1% do valor de nota de compra. Se ainda fosse de venda. Ah! E dividir com Tyn obviamente”, diz o trecho exposto pelo documento do MP.

Existe ainda conversas por aplicativos de celulares, segundo a investigação iniciada em 2018, e nelas são mencionados negócios com a Rede D’Or, Sérgio Côrtes, ex-secretário de Saúde da gestão Sérgio Cabral, entre 2007 e 2013, preso e condenado por lavagem de dinheiro, corrupção e evasão de divisas, e Sérgio Vianna, cunhado de Côrtes.

“No contexto em que fala sobre compra de insumos médicos e sobre “SC” (Sergio Cortês) e família serem atravessadores de uma empresa de São Paulo, Ângelo fala que Tyndaro Menezes não integraria nenhuma empresa, mas, ainda assim, ‘seria prestigiado'”, aponta o documento.

Tyndaro Menezes é responsável por reportagens premiadas ao lado de nomes como Tim Lopes, Cristina Guimarães, Flávio Fachel e Renata Lyra. Ele é um dos contemplados com o Emmy pelo trabalho na cobertura do ataque da Polícia Militar ao Complexo do Alemão.

Globo se manifesta sobre demissão de Tyndaro Menezes

Por meio de nota, a emissora carioca informou: “O profissional citado não está mais na empresa. A Globo não comenta questões relacionadas a Compliance. Reitera que tem um Código de Ética, que deve ser seguido por todos os colaboradores, e uma ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação. Todo relato é apurado criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas”.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.