Ex-diretor de Jornalismo da Globo morre e Jornal Nacional presta homenagem

Globo
Jornal Nacional presta homenagem a ex-jornalista (Imagem: Reprodução / Globo)

Morreu no Rio de Janeiro, aos 84 anos, o jornalista Alberico de Sousa Cruz, ex-diretor de Jornalismo da Globo. O profissional esteve à frente de coberturas marcantes no Brasil e no mundo. O Jornal Nacional, desta terça-feira (10), prestou homenagem ao jornalista e fez o clássico minuto de silêncio no encerramento.

O JN ainda apresentou um breve resumo da trajetória de Alberico, que passou por empresas como o Jornal da Cidade, O Binômio e a sucursal mineira da Última Hora.

“Eu aprendi a fazer o pouco que sei em termos de jornalismo com Celso Japiassu, Roberto Drummond, uma equipe muito boa. Eu era repórter de polícia, e meu chefe é uma figura admirável, o Fernando Gabeira”, disse em depoimento ao Memória Globo em 15 de maio de 2003.

Veja Também

Alberico chegou à Globo em 1980, convidado por Armando Nogueira para ser o diretor de Jornalismo da emissora em Minas Gerais. Dois anos depois, tornou-se diretor de Telejornais Comunitários da Central Globo de Jornalismo, no Rio.

Foi dele a decisão de levar a primeira mulher à bancada do Jornal Nacional, Valéria Monteiro, que passou a apresentar o jornal nas escalas dos sábados.

O ex-diretor de Jornalismo da Globo ficou na empresa até 1995. Depois, tornou-se sócio de um canal de TV a cabo regional e comandou o jornalismo da RedeTV!, até se aposentar, em 2002.

A morte do ex-jornalista da Globo

Em 2020, Alberico de Sousa Cruz recebeu o diagnóstico de leucemia e vinha passando por tratamento. Há uma semana, foi internado na Clínica São Vicente, na zona sul do Rio, por causa de complicações da doença.

Alberico deixa mulher, Regina, duas filhas, Cristiana e Janaína, e três netos.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

MAIS LIDAS

Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email luizfabio@rd1.com.br
Veja mais ›