Ex-ministro, Gilberto Gil dispara contra Bolsonaro e dá opinião inédita sobre Margareth Menezes

Gilberto Gil

Gilberto Gil falou sobre o antigo Governo e a respeito de Margareth Menezes (Imagem: Reprodução / Instagram)

Gilberto Gil foi um dos palestrantes da Rio2C e aproveitou um momento do evento para tecer duras críticas à gestão cultural de Jair Bolsonaro (PL). O cantor, que já foi ministro da Cultura, declarou que houve uma perseguição a leis de incentivo a cultura nos últimos anos.

“A Lei Rouanet é a mais polêmica, sujeita ao escrutínio permanente do mercado e do consumidor… A lei vem sendo objeto de constante revisão e aprimoramento pelos governos, com exceção do último governo que demonizou as leis de incentivo”, pontuou o artista.

O famoso disse que o presidente da República anterior interrompeu um diálogo entre governo e sociedade a respeito do tema.

Ex-ministro da Cultura entre 2003 e 2008, Gilberto Gil também falou que a cultura brasileira sempre se fortalece em momentos de crises e reforçou que agora o momento é de uma possibilidade de restauração de um governo que, segundo ele, se interessa pela cultura.

Gilberto Gil fala sobre Margareth Menezes no MinC

O baiano aproveitou para dizer que ainda é difícil avaliar o novo Ministério da Cultura, sob o comando de Margareth Menezes, pois só passaram 100 dias do seu início.

Em seguida, ele deu um conselho à atual ministra, que é o de saber escutar os produtores de cultura e a sociedade.

Gil comentou que a famosa vai ter mais dificuldades que ele teve em 2003, mas sabe que ela está preparada para o cargo que assumiu e tem o interesse em manter uma relação próxima ao Congresso.

“Margareth gosta de trabalhar, ela tem uma vivencia institucional na Bahia com projetos sociais em Salvador. Tenho expectativas muito boas com o desempenho dela”, completou.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]