Demitido pela Globo há exatamente um mês, Aguinaldo Silva tentou emplacar dois projetos de séries antes de deixar a emissora, mas ambos foram recusados pela direção da casa. O RD1 obteve novos detalhes da informação que foi divulgada neste domingo (2) pela coluna de Cristina Padiglione, no jornal Agora São Paulo.
VEJA ESSA
Um dos projetos é antigo e bem conhecido pelo público que acompanha os bastidores da TV. Trata-se de Doutora Priscila, trama que seria protagonizada por Gloria Pires e acabou engavetada em 2014. Aguinaldo desenvolveu duas temporadas da história junto com os ex-alunos da Master Class Brunno Pires e Megg Santos.
O segundo projeto, criado em 2016, recebeu o título provisório de Dentro da Noite e contaria histórias de terror inspiradas em textos do cronista, historiador e jornalista João do Rio (1881-1921). A série estava sendo desenvolvida por outros dois alunos de Silva: Júlio Kadette e Peterson Krugger.
Os planos de Aguinaldo Silva de produzir outros formatos de conteúdo, além das novelas que o consagrou na faixa das 20h/21h, contrariam o comunicado feito pela Globo, de que o autor estava sem nenhum projeto em andamento. Oficialmente, o canal não chegou a desaprovar o roteiro de Doutora Pri, por exemplo, e seu engavetamento foi justificado na época pela falta de espaço na agenda de Gloria Pires.
De acordo com fontes ouvidas pelo RD1, Aguinaldo estava entusiasmado principalmente com Dentro da Noite, por se tratar de um gênero pouco explorado na televisão brasileira. Ela se dedicou a estudar a biografia, os textos e até mesmo cartas particulares escritas por João do Rio. O dramaturgo pretende oferecer o projeto para outras plataformas.
Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no [email protected].