Diretor da Band São Paulo e responsável pelo Departamento de Comunicação da emissora, Caio Luiz de Carvalho conversou com o RD1 com exclusividade sobre os últimos lançamentos do canal do Morumbi, todos focados no jornalismo.
VEJA ESSA
O diretor executivo explicou os planos da Band em um momento em que a rede dos Saad investe e busca a renovação. “O jornalismo e o esporte fazem parte da boa história da Band. A Band está preocupada com algo maior que a audiência, que é importante, claro, mas está preocupada com conteúdo em um mundo onde as pessoas estão preocupadas com isso. A Band é grande produtora de conteúdo desde quando ainda era chamada de Bandeirantes, uma emissora com audiência qualificada, e a gente persegue isso há alguns anos, mas agora reforçando ainda mais a partir do que as pesquisas mostram, que é o que mais vai se consumir na TV aberta”, disse.
O também diretor geral do canal Arte 1 ressaltou o DNA da emissora aberta. “Sobre o jornalismo da Band, que tem credibilidade reconhecida, passamos a entrar mais cedo, às 3h45 da manhã. Pesquisas e estudos demonstram que o paulistano e o brasileiro acordam cada vez mais cedo, e o número de TVs ligadas entre 3h e 6h da manhã cresceu muito – 20% em relação há anos anteriores. Por isso a ideia de apostar das 3h45 até às 9h em jornalismo direto, que continua ao longo da programação com boletins locais e com informes nacionais. E retomamos depois, com o esporte, que não deixa de ser jornalismo, com a Renata Fan [Jogo Aberto], com o Neto [Os Donos da Bola] e o Brasil Urgente [de José Luiz Datena]. [À noite, temos ainda] o Jornal da Band, o Band Notícias e o Jornal da Noite repaginado. Ou seja, temos um bom jornalismo para atender e prestar bons serviços à população brasileira e local“, destacou o executivo.
Caio ainda ressaltou a preocupação da Band em ser uma emissora local em cada praça em que está presente. A ideia do canal é regionalizar cada vez mais as praças para fazer jornalismo para aquelas pessoas que anseiam por informações de suas cidades. “A ideia é que a Band seja a mais paulista das emissoras em São Paulo, que a Band do Rio de Janeiro seja a mais carioca das emissoras, a Band da Bahia seja a mais baiana. A ideia é enaltecer cada vez mais o noticiário local, fortalecendo a programação dessas regiões”, revelou.
Ainda sobre a nova proposta de grade da Band, Carvalho disse que tanto o diretor-executivo de jornalismo, Rodolfo Schneider, quanto o Antonio Zimmerle, que é diretor de Entretenimento, “têm carta branca do nosso presidente [Johnny Saad] e da nossa direção para derrubar o que tiver na grade se for para prestar serviço para a população e abrir espaço para o jornalismo”.
De olho nos concorrentes
Dando o pontapé inicial na programação com o 1º Jornal, às 3h45, a Band sai na frente com o intuito de atrair a atenção das pessoas nas madrugadas. Sobre a concorrência, Caio Carvalho analisou que a emissora está de olho nos demais canais, mas que a empresa promoveu os investimentos baseada em pesquisas sobre o que o público deseja naquele horário.
“Quem não estiver de olho nos concorrentes não sobrevive. A novidade é que hoje nós fortalecemos muito a nossa área de pesquisa com a vinda de um profissional que esteve 38 anos dentro de outra emissora [Globo], que é o Antonio Zimmerle, que entende tudo de programação e de pesquisa, audiência e estratégias. [Com isso], os resultados começam a surgir. É óbvio que estamos atentos no que faz a concorrência e eles, provavelmente, estão de olho no que fazemos, também. Esse é o jogo e a Band, antes, não tinha uma estrutura de pesquisas como tem hoje em que a gente acorda já sabendo o que aconteceu tudo no dia anterior com estudos e estratégias a serem adotadas. Isso é muito legal para nós e positivo“, garantiu.
Por fim, o executivo ressaltou a importância da nova empresa da Band, que tem como objetivo trazer mais conteúdo ao canal. “Temos a novidade que é a Vibra, nova empresa do Grupo Bandeirantes, comandada pelo ex-diretor-executivo de jornalismo, André Luiz Costa, que vai fazer um trabalho excepcional junto com as plataformas da Band, que estará focada em colocar a emissora em primeiro lugar nessa área digital“, reforçou Caio Carvalho.